Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Saiba como evitar que seu gato ‘ataque’ a árvore de Natal

Para evitar acidentes caso o gato decida escalar a árvore, use uma base sólida para apoiá-la. Fotos: Canvas

Se você tem um ou mais gatos em casa, provavelmente já sabe o quanto pode ser complicado montar uma árvore de Natal e mantê-la intacta durante o período festivo. Guirlandas, enfeites, luzes e aqueles magníficos galhos de pinheiro são elementos que despertam a curiosidade dos bichanos e, também, despertam seus instintos predadores.

Mas, há explicação para essa relação complicada. De acordo com veterinários e especialistas em comportamento felino, existem dois motivos principais pelos quais os gatos atacam a árvore de Natal: curiosidade e territorialidade.

Os felinos são muito territoriais e a árvore de Natal, mesmo sendo um objeto inanimado, ocupa um espaço que até então não ocupava. Portanto, para os bichanos, é uma invasão de um espaço que consideram deles. Este é o motivo pelo qual eles tentam jogar enfeites ou puxar galhos. Às vezes, esses peludinhos podem até miar para chamar a atenção do tutor para o que eles estão aprontando.

Por sua vez, a magia das luzes dos pisca-piscas e dos adornos pendurados geram uma enorme curiosidade, que, embora comece com pequenos toques tímidos com as patas, evolui para uma escalada e, na maioria das vezes termina em uma batalha desastrosa.

Basicamente, a decoração natalina pode se tornar um grande parque de diversões para esses intrépidos pets. No entanto, embora possam parecer muito fofos e, por vezes, proporcionem cenas divertidas, esse comportamento pode ser perigoso tanto para o animal quanto para as pessoas ao seu redor.

As luzes dos pisca-piscas e os adornos pendurados geram enorme curiosidade nos gatos

COMO EVITAR QUE A ÁRVORE DE NATAL SEJA ATACADA?

Antes de tudo, é preciso que o gato se familiarize com a árvore, para que ele não a considere uma ‘ameaça’. Após montá-la, é aconselhável manter a árvore sem enfeites por alguns dias, para que o bichano possa explorá-la sem causar grandes estragos. Após esse tempo, comece a enfeitá-la e verá que não causará tanta curiosidade no gato.

Se você adora montar grandes árvores com muita decoração, mas tem um ou mais gatos em casa, o melhor é optar por um tamanho médio ou pequeno. Quanto mais alta a árvore, mais vontade seu gatinho terá de subir nela: lembre-se que felinos adoram altura e são escaladores naturais.

Para evitar acidentes caso o gato decida escalar a árvore, use uma base sólida para apoiá-la. Você pode utilizar um vaso ou até usar pesos e colocá-lo em seus suportes. Esta mesma base você pode revestir com papel alumínio, pois os felinos não gostam da textura desse tipo de papel.

É muito comum colocar pisca-piscas nas árvores. Mas, quando há bichos de estimação em casa, tem que ter mais cuidado, pois as luzes piscando despertam a atenção dos gatos para um ‘ataque ao alvo brilhante’ e, por isso, podem causar queimaduras ou ferimentos ao serem puxadas. O ideal seria substituir os pisca-piscas por uma iluminação estática. Mas se você realmente quer colocá-los, procure estar muito atento ao comportamento do felino e, se não estiver em casa, desconecte os pisca-piscas da tomada. Também é muito importante esconder os cabos e fios elétricos, para evitar que sejam mastigados ou, pior, que o animal sofra um choque.

Procure decorar mais a parte superior da árvore do que a parte inferior ou a que estiver mais ao alcance do gato. Coloque os enfeites de pendurar no topo, para evitar que sejam notados. Não coloque adornos que se quebrem facilmente ao cair. Bolas de Natal só se forem de plástico!

Pulverize a árvore com aromas cítricos, como citronela: os gatos não gostam de cheiros cítricos.

Por fim, se você ainda não tem um arranhador para gatos, considere comprar um para que a árvore de Natal não seja a única superfície que ele queira escalar e pular.

Por MB.