Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Saiba por que os cães se deitam com a barriga para cima

Os cachorros podem usar essa posição para demonstrar carinho ou vontade de brincar com seus tutores. Fotos: Canvas

Se você convive com um cachorro em casa, já deve ter observado que muitas vezes ele fica deitado de barriga para cima. A seguir, explicamos as razões pelas quais seu peludo faz isso. Está curiosos? Vamos lá.

Linguagem corporal

A posição que o nosso cão adota faz parte de sua linguagem corporal e, neste caso de ele estar deitado com a barriga para cima, pode estar nos dizendo duas coisas muito diferentes. Confiança total e relaxamento ou submissão, embora também possam fazê-lo por outros motivos.

Quando estão relaxados. É uma das posições em que se sentem mais confortáveis ​​e costumam fazê-la quando estão descansando em um local onde se sentem bem e confiantes, um espaço seguro onde sabem que ninguém os fará mal e, portanto, não precisam ficar em alerta.

Também pode ser uma maneira de o cão se sentir mais fresco em um clima quente. As glândulas sudoríparas dos pés, se estiverem levantadas, deixando-as expostas, diminuem o nível de temperatura. O fato de deixar a barriga para cima também permite que se sintam mais frescas.

Por muitas vezes, os cachorros usam essa posição para demonstrar carinho ou vontade de brincar com seus tutores, deixando claro que se sentem bem à vontade.

É verdade que essa postura nem sempre demonstra relaxamento e confiança, mas também pode indicar submissão. Às vezes, os cães também viram a barriga quando não estão prontos para um ataque e é uma forma de dizer que não estão dispostos a lutar ou fazer mal. Precisamente eles decidem mostrar suas áreas mais sensíveis, como o pescoço ou a barriga, para apresentar uma atitude pacífica.

Esta também pode ser uma maneira de o cão se sentir mais fresco em um clima quente

Quanto às características físicas dessa posição, podemos dizer que seu olhar varia de intensidade dependendo da situação. Se o animal estiver muito relaxado, seu olhar ficará mais abstraído e se ele quiser acalmar outro cão à sua frente, seu olhar poderá ser mais direto.

A posição da cabeça, assim como a tensão do corpo, também dependerá do contexto. Se o cão à sua frente não entender sua intenção de se acalmar, o corpo pode ficar mais tenso. Mas se a situação for mais relaxada, o cachorro vai encostar a cabeça no chão.

A boca também é uma forma de comunicação e nesta posição ela permanece fechada, a menos que esteja muito quente.

Quanto à posição da cauda, ​​ela permanecerá tensa e dobrada se quiser proteger suas partes íntimas ou se descansará de forma relaxada no chão. Tudo vai depender do contexto que é apresentado.

Essa posição de se deitar de barriga para cima é adotada por cães de todas as idades, principalmente filhotes diante de cães adultos, que podem eles ver como uma certa ameaça. Mas também a encontramos entre dois cachorros brincando juntos ou quando um cão está confortável dormindo em um local onde sente-se completamente confortável e protegido.