Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Saiba quais são os animais mais dorminhocos do planeta

Dormir não é apenas um prazer humano. No reino animal, também há quem desfrute – e muito! – desse deleite. Algumas espécies chegam a passar 3/4 de suas vidas fazendo essa atividade maravilhosa. Quer saber quais são os bichos mais dorminhocos do planeta? Listamos a seguir:

O coala dorme 22 horas por dia. Isso sem incluir os períodos de hibernação. Fotos: Canvas

COALA (Phascolarctos cinereus)

Esse mamífero marsupial para lá de fofo sem dúvida ocupa o primeiro lugar de todas as listas dos animais mais sonolentos, pois dorme nada mais, nada menos que 22 horas por dia. Isso sem incluir os períodos de hibernação. Tanto sono se dá por conta de sua dieta de folhas de eucalipto, que demoram a serem digeridas e oferecem pouca energia.

Maior espécie do gênero Chaetophractus, o tatu-peludo pode dormir cerca de 20 horas por dia

TATU-PELUDO (Chaetophractus villosus)

Esses mamíferos blindados, que são os maiores do gênero Chaetophractus, podem dormir cerca de 20 horas por dia, para descansar seus corpos. Eles vivem principalmente na América Central e do Sul, onde recebem nomes diferentes dependendo do local.

Podem ser encontrados em pastos, florestas e savanas.

Que preguiça! Esse animal cativante e dorminhoco tira cerca de 20 horas de sono diárias

BICHO-PREGUIÇA (Bradypus variegatus)

Seu nome popular não é à toa. Essa espécie dorme cerca de 20 horas por dia, excluindo os períodos de hibernação. Vivem nos trópicos, principalmente na América Central e do Sul, e alimentam-se de brotos, frutos e folhas novas, principalmente de espécies como embaúbas (árvores do gênero cecropias), cuja principal característica é o caule oco.

O pequeno roedor, muito comum no deserto do Arizona, é também chamado rato-canguru

RATO DO DESERTO AMERICANO (Dipodomys merriami)

Este pequeno roedor dos desertos da América do Norte, que mede 10 centímetros, aproximadamente, pode ser encontrado nos Estados Unidos (deserto do Arizona) e no México. O rato do deserto americano (Dipodomys merriami), também chamado rato-canguru, dorme até 20 horas por dia.

Bem adaptado a ambientes áridos, alimenta-se de sementes secas.

Os lêmures são primatas endêmicos da Ilha de Madagascar, na África, e dormem até 16 horas por dia

LÊMURES (Lemuriformes)

Esses primatas dormem cerca de 16 horas por dia. Eles vivem na ilha de Madagascar, na África, e seu nome significa fantasma ou espírito, por causa dos sons que emitem, de seus olhos brilhantes e dos hábitos noturnos de algumas de suas espécies. Tudo isso vem da mitologia romana.

Os lêmures são animais principalmente onívoros. As espécies menores se alimentam de insetos e frutas, enquanto as maiores têm uma dieta mais variada.

Morcegos são animais noturnos, mas não passam a noite toda acordados. Foto: Wikimedia Commons

MORCEGO-MARROM (Eptesicus furinalis)

Esses animais noturnos na verdade não passam a noite toda acordados. O representante mais dorminhoco da espécie, o morcego-marrom (Eptesicus furinalis), caça por algumas horas, logo ao anoitecer, depois volta ao seu descanso de 18-20 horas de sono.

Mamíferos da ordem Chiroptera, eles podem usar uma variedade de refúgios como árvores, cavernas e construções humanas como telhados, pontes e prédios. Geralmente formam pequenas colônias variando entre 10-20 indivíduos. A espécie também hiberna no inverno.

Mesmo de olhos bem abertos, as pítons dormem até 18 horas por dia

PÍTON (Phyton)

Apesar de estarem sempre com os olhos abertos – elas não têm pálpebra -, sim, as cobras dormem. E no caso da píton, como é popularmente chamada, os cientistas acreditam que a espécie dorme até 18 horas por dia.

Python é um gênero de répteis da família Pythonidae, que pode ser encontrado na Ásia e África. Seu tamanho varia de 4,5 a 6 metros de comprimento.

Pets muito populares e de hábitos noturnos, os hasmters chegam a dormir 14 horas por dia

HAMSTER (Cricetus cricetus)

Esses pequenos roedores, muito populares como animais de estimação por serem dóceis e de aparência fofa, chegam a dormir 14 horas por dia.

Existem diferentes espécies de hamsters – selvagens e domesticáveis – espalhados por todo o mundo e muitos deles habitam regiões semidesertas, onde vivem em tocas. As principais espécies que são criadas como pet são o “anão-russo” e o “sírio”.

Gatos têm a fama de serem dorminhocos e de fato são: 12 a 16 horas de sono por dia

GATO (Felis silvestris catus)

Os felinos, domésticos e selvagens, dormem muito, entre 12 a 16 horas por dia. Os gatos domésticos convivem lado a lado com o ser humano há cerca de 9.500 anos. Eles se comunicam com gemidos, grunhidos – os famosos “rons-rons” – e outras diferentes vocalizações, além da linguagem corporal.

Por MB.