Quase todos os cachorros são comilões por natureza. Existem exceções, é claro. Mas é bastante comum um cão tentar comer qualquer alimento que ele possa alcançar ou que seu tutor considere adequado dar ao pet.
O correto é que o cão não deve receber sobras de refeições – ok, ele faz aquela cara de ‘pidão’ que é difícil resistir, mas seja firme. Ele deve comer a ração dele e, se quiser dar um agrado, que seja um petisco específico para os caninos, não os restos de nossos pratos.
A seguir, confira quais são os seis alimentos que você nunca deve dar ao seu cão e por quê.
Alho e Cebola
Ambos os alimentos contêm tiossulfato, um composto que nós humanos conseguimos digerir. No entanto, é tóxica para cães e gatos. A substância danifica as células vermelhas do sangue nos pets, podendo levar a um quadro de anemia.
Abacate
O abacate contém uma toxina chamada persina, que protege o fruto de fungos e é inofensiva para os humanos. Mas, essa substância pode fazer com que seu cão ou gato desenvolva problemas intestinais, como diarreia, além de vômitos e problemas no coração. A persina não está na polpa do fruto, mas sim na casca, no caroço e nas folhas dos ramos do abacateiro.
Nozes
Rica em fibras, é benéfica para os humanos, mas prejudicial para os animais, que não conseguem metabolizar esse alimento. A ingestão de nozes pode causar vômitos, diarreia, dores abdominais, gases, entre outros desconfortos.
Chocolate
A maioria dos tutores de cães sabe que não deve dar chocolate ao seu animal de estimação em nenhuma circunstância, mas vale a pena repetir. Chocolate contém teobromina, uma substância com efeito semelhante ao da cafeína, além de propriedades diuréticas e vasodilatadoras.
O problema do chocolate em cães e gatos é que eles não conseguem metabolizar a teobromina. Então, se ingerirem, seus batimentos cardíacos podem acelerar, podem vomitar, ter diarreia e, dependendo da quantidade consumida, pode causar a morte.
Uvas e uvas-passas
Podem causar sérios danos aos rins do seu cão ou gato, o que pode ser fatal. Uvas e uvas-passas (que são uvas desidratadas) são muito tóxicas para os pets, mesmo descascadas ou sem sementes. Nenhuma quantidade é segura. Outros sintomas nos animais são vômito, letargia, falta de apetite, diarreia, dor no abdômen e desidratação, entre outros.
Leia mais: Leite: faz bem ou faz mal para o mascote?