Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Seu cão fica te olhando enquanto faz xixi durante o passeio? Saiba as razões

Os cães estão em um momento íntimo no qual se sentem completamente desamparados.
Fotos: Canvas

Você já percebeu que seu cão fica te olhando fixamente enquanto ele faz as necessidades durante o passeio? Quando os animais de estimação se sentem amados e recebem o cuidado que merecem, eles criam uma relação muito forte com seus tutores. No caso dos cachorros, com o tempo é fácil identificar alguns de seus sinais.

Por exemplo, se eles chamam a atenção com o focinho ou com a pata, indicam que querem brincar. No entanto, há outras reações que permanecem um mistério e parecem não ter explicação lógica. Um dos comportamentos mais inusitados é o fato de os peludos ficarem olhando fixamente para os tutores enquanto fazem xixi ou cocô. Além disso, em muitos casos, eles o fazem com uma cara triste. Já reparou?

Mas por que isso acontece? De acordo com a veterinária norte-americana Kathryn Primm, especialista em comportamento animal e pesquisadora do American Animal Hospital Association, esse comportamento ocorre porque os cães estão em um momento íntimo no qual se sentem completamente desamparados. “Para sobreviver, os cães precisam estar cientes do risco. A defecação é um dos momentos da vida do animal em que ele se sente mais vulnerável. Ele deve adotar uma postura para realizar a tarefa e por isso não tem condições de lutar ou fugir de qualquer perigo com facilidade” , explicou ao periódico ‘La Razón’.

Os cães estão muito familiarizados com o seu ambiente e têm plena consciência dos riscos que correm. Por isso, quando precisam defecar ou urinar, devem parar completamente e agachar-se, mantendo o equilíbrio . Nessa situação, diante de um possível perigo, eles não podem se defender ou fugir.

Isso significa que o animal está ciente de sua vulnerabilidade e devido ao vínculo estreito que une os cães aos seus tutores, olham para eles para se sentirem protegidos e seguros. Eles estão acostumados a proteger seus tutores e esperam que nesses momentos “delicados” sejam os humanos a protegê-los. A linguagem corporal do tutor é essencial para o pet, então ele o encara para saber se deve ter medo ou não.

O tutor deve mostrar uma atitude calma para que o animal possa se aliviar com tranquilidade

A veterinária Mary Friedman acrescenta que o que torna o animal vulnerável é a postura que ele adota em um momento delicado. Segundo ela, os cães herdam esse sentimento de vulnerabilidade de seus ancestrais selvagens, os lobos, que precisam se defender sozinhos na natureza.

Bem, e o que você deve fazer quando seu cachorro fica te olhando enquanto ele faz xixi ou cocô? “Aja naturalmente, mantenha a calma e, acima de tudo, não faça movimentos bruscos. Você tem que mostrar uma atitude calma para que o animal possa se aliviar com tranquilidade e se sentir seguro.”

Outras curiosidades caninas

Além de olharem para seus tutores enquanto fazem xixi ou cocô, há outras coisas que os cachorros fazem que são muito curiosas.

Uma delas é comer grama. Os veterinários explicam que eles fazem isso quando sentem algum tipo de problema estomacal, pois comer grama provoca vômito.

Também é comum ver nossos amigos de quatro patas correndo atrás do rabo, principalmente quando são filhotes. Até então é pura diversão. Mas, se continuarem a fazer isso quando forem adultos, é porque estão entediados e querem brincar, gastar energia.

MB com informações do ‘La Razón

Leia mais: Entenda por que os cães comem grama

Leia mais: Seu cão lambe muito as patas? Fique alerta