Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Seu gato te segue quando você vai ao banheiro? Entenda os motivos

Os gatos adoram o piso frio de um banheiro. Foto: Unsplash

A personalidade e o comportamento de um gato são elementos de análise contínuos. O jeito felino de ser possui algumas características básicas. Mas, com o passar do tempo, novos aspectos são descobertos que nos permitem saber mais exatamente os motivos que o levam o bichano a realizar determinadas ações. Dessa forma, os tutores ficam mais preparados para conviver com esses animais adoráveis.

Se você tem um ou mais gatos em casa, deve ter detectado alguns comportamentos surpreendentes e um tanto intrigantes. Um deles é seguir você toda vez que for ao banheiro. Você pode pensar a princípio que é uma coincidência. Mas realmente não é. Sendo assim, listamos alguns dos possíveis motivos para esse comportamento e como fazer para seu felino parar de ser sua ‘sombra’ nos momentos em que você quer total privacidade.

É o lugar mais legal e fresquinho da casa

Perguntar “por que meu gato está me seguindo até o banheiro?” tem respostas diferentes dependendo da situação. Ou seja: por diversos motivos. Um deles é a temperatura: nos meses mais quentes, ou seja, no verão, o seu felino vai procurar lugares frescos onde possa descansar com conforto.

Por esta razão, ele irá ao banheiro com você, pois poderá se esticar e se deitar sobre o piso frio. Para ele, o banheiro é um dos lugares mais legais – e o mais fresquinho – da casa. Afinal, por lá não há o impacto do sol como em outros cômodos, como a sala ou a varanda.

Assim, o seu gato vai querer passar algum tempo no banheiro aproveitando que você está se dirigindo para lá. Seja qual for o caso, evite que o felino fique muito tempo exposto aos raios solares e às altas temperaturas para não correr riscos e evitar que sofra uma insolação.

Ele quer companhia: a sua!

Você vai à cozinha, ao quarto ou ao banheiro e lá está o bichano feito ‘sua sombra’, sempre na cola. É um possível sinal de que ele está procurando sua companhia. Simples assim. Se você passa grande parte do dia fora de casa, esse comportamento é completamente normal.

O felino vai querer muito aproveitar todos os momentos em que você estiver presente em casa, por isso ele irá acompanhá-lo praticamente a todo o momento, independentemente do local da casa. Se, além de ir ao banheiro com você, o bichano quiser dormir na sua cama ou ser acariciado no sofá, será a maneira dele de valorizar a sua companhia e de demonstrar carinho.

Porém, se seu gato normalmente não costuma te seguir e um dia ele passa a te seguir toda hora, talvez seja porque algo lhe acomete e ele queira chamar sua atenção. Então, verifique o estado dele. Examine seu corpo, procure observar se há algum machucado, caroço e ele está sentindo alguma dor. Notando algo diferente, leve-o ao veterinário para um check-up e evite que seu gato fique doente.

Por mais que tenha água disponível na vasilha, a da torneira é irresistível e fresquinha.
Foto: Pixabay

Quer beber água fresca e da torneira

Já analisamos algumas razões que podem justificar esse comportamento felino, só que tem mais. Outro motivo possível é que seu gato quer beber água fria e da torneira. Ah, muitos bichanos adoram! Por mais que tenha água disponível em sua vasilha, principalmente no verão, a água esquenta rapidamente devido às altas temperaturas. Daí ele quer água fresca e, de preferência, que seu tutor abra a torneira da pia e deixe-o matar a sede ali mesmo.

Se o seu gatinho curte beber água fria e direto da torneira, uma opção é comprar em uma pet shop um bebedouro tipo fonte próprio para gatos (Confira as opções em oferta em nossa loja). Desta forma, o seu felino poderá beber água fresca e corrente com mais frequência.

Picotar papel higiênico é uma diversão para os bichanos.
Foto: Unsplash

O papel higiênico é um ‘brinquedo’ divertido

O banheiro também pode ser um espaço divertido e cheio de aventuras para o bichano. As toalhas penduradas, por exemplo, são ideais para puxar, jogar no chão, rasgar, arranhar e usar de cama.

Já o papel higiênico se torna um brinquedo divertido e desafiador: ele não vai sossegar até que o rolo termine e o papel esteja esparramado e picotado por todo o chão – para desespero do tutor!

O banheiro também pode ser uma oportunidade e tanto para o seu gato entrar em gavetas ou armários que estejam abertos, fuçar as estantes, cestos de roupas e tudo mais que ele encontrar. Portanto, se depois que você sair do banheiro e não notar a presença do felino, volte até lá e verifique se ele não resolveu tirar uma soneca dentro de alguma gaveta.

Aposte no reforço positivo toda vez que seu gato te esperar do lado de fora do banheiro.
Foto: Unsplash

Como evitar que o gato siga você até o banheiro

Agora que você sabe por que seu gato o acompanha ao banheiro, também pode estar procurando uma maneira de evitá-lo, pelo menos em determinadas situações. Para que ele fique na sala ou outro cômodo da casa ao invés de seguir você até lá, siga as dicas:

-Ensine seu gato que o banheiro não é um lugar adequado para ele. São animais com grande inteligência, por isso não deve ser muito difícil para você essa lição.

-Encontre incentivo para corrigir esse comportamento. A proibição não é a maneira ideal para um gato parar de fazer uma ação. Paciência é essencial. Evite puni-lo ou repreendê-lo.

-Aposte no reforço positivo e toda vez que você for ao banheiro e o seu gato não te seguir até lá, faça com que ele saiba que se portou bem dando os parabéns, fazendo carinhos e até dando um petisco assim que sair do banheiro e vê-lo à sua espera do lado de fora.

-Aumente as áreas da casa permitidas para o gato acessar, colocando uma variedade de brinquedos, comida e água potável nesses locais. Além disso, certifique-se de que essas áreas não sejam expostas ao sol direto para que o bichano não sofra muito calor.

-Preste atenção no seu gato e passe o máximo de tempo possível com ele. Assim, ele não terá tanta necessidade de acompanhá-lo pela casa para mostrar seu carinho por você.