Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Tetra Preto Véu: variedade com nadadeiras mais compridas no aquário

O Tetra Preto Véu é um peixe ornamental de água doce de pequeno porte. Fotos: Canvas

O Tetra Preto Véu (Gymnocorymbus ternetzi) é uma variedade com nadadeiras mais compridas que as do popular Tetra, sendo muito fácil de reproduzir, resistente e geralmente o último a morrer nos aquários em condições normais.

Ganhando cada vez mais espaço entre os aquaristas, o Tetra Preto Véu é um peixe ornamental de água doce de pequeno porte, que chega a atingir no máximo 8 cm de comprimento. Na natureza, reproduz-se na planície do Pantanal, no início da época das cheias, de fevereiro a abril/maio. 

Quanto mais escuro for, melhor. Se ficar em água com mais de 20°C a 22°C, temperatura ideal para a espécie, a cor preta diminui de intensidade.

Para manter o peixe saudável é recomendado oferecer alimentos vivos ao menos uma vez na semana

Ficha técnica e dicas para criar:

Nome popular: Tetra Preto Véu, Black Skirt Tetra, Black Tetra.
Nome científico: Gymnocorymbus ternetzi
Família: Characidae.
Origem: América do Sul / Bacias dos Rios Guaporé e Paraguai.
Sociabilidade: Grupo.
pH: 6.0 a 7.0.
Temperatura: 21ºC a 26ºC.
Tamanho adulto: Até 8 cm de comprimento.
Alimentação: Onívora. Aceita bem rações em flocos para Tetras. Mas para manter o peixe saudável e com belas cores é recomendado oferecer alimentos vivos ao menos uma vez na semana, tal como larvas de mosquito, que são muito comuns em seu habitat, e artêmias.
Dimorfismo sexual: A fêmea apresenta-se mais robusta, tem coloração menos intensa e a nadadeira dorsal é menor. O macho é menor e mais esguio, possui coloração mais forte, a nadadeira dorsal é ligeiramente maior e o ventre é retilíneo.
Reprodução: Ovípora. A fêmea libera seus ovos na água e o macho nada em volta fertilizando-os. Os ovos eclodem em algumas horas quando mantidos em temperatura mais alta. Após dois ou três dias da eclosão, os alevinos começam a nadar.
Comportamento: São peixes pacíficos, porém podem tornar-se agressivos com peixes menores. Mantendo peixes de tamanho parecido não há problemas. Geralmente nadam a meia água e quando em cardume numeroso são muito tranquilos.
Expectativa de vida: Cerca de 3 a 6 anos.

Por MB.