Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Tipos de bicos em aves: conheça suas características e funções

As aves constituem uma classe de animais vertebrados, com mais de 18 mil espécies diferentes. Além da presença de penas e asas – que são mais ou menos desenvolvidas dependendo da espécie, outra característica comum a todas elas é o bico. Todas as aves possuem um, mas cada grupo evoluiu adaptando-o ao ambiente para melhorar suas funções.

Conheça oito tipos de bicos e suas funções:

O beija-flor utiliza seu bico longo para sugar o néctar das flores. Fotos: Canva.com

NECTARÍVORO

Esses pássaros se alimentam do néctar das flores, inserindo nelas seu bico fino e alongado, em forma de tubo. Os beija-flores compõem o grupo de aves nectarívoras mais diverso, desempenhando um importante papel de polinização.

O canário é um pássaro granívoro, ou seja, alimenta-se de grãos e sementes

GRANÍVORO

Este grupo de aves alimenta-se de sementes. Possuem bico pequeno e em formato de triângulo. Curió, bigodinho, bicudo e canário são alguns exemplos.

O bico da andorinha apresenta formato curto, largo e achatado

INSETÍVORO

São aves que caçam insetos em movimento e com a boca aberta. O bico costuma ter formato curto, largo e achatado. Exemplos: andorinhas, andorinhões, sabiá, trinca-ferro e viuvinha, entre outras.

A arara possui um bico curvado e forte, propício para quebrar cascas e frutos mais resistentes

FRUGÍVORO

Alimentam-se de frutos e frutas, sejam carnudas ou secas. O bico é mais curto, curvado e forte, como por exemplo, o do papagaio e o da arara. Essas aves podem possuir um bico cônico, onde as bordas cortantes descascam as sementes e quebram as cascas mais resistentes.

O quero-quero tem bico adaptado para procurar invertebrados no fundo de poças e pântanos

LIMÍCOLAS

São aves aquáticas ou que vivem próximas de áreas alagadas que possuem bicos longos, de vários formatos e geralmente flexíveis. Eles estão adaptados para procurar invertebrados no fundo de poças e pântanos, mantendo a cabeça acima da água. Ex: quero-quero, maçarico, batuíras etc.

A garça se alimenta de peixes que captura saltando na água

PISCÍVORO

Essas aves se alimentam de peixes que capturam saltando na água. Ex: garças brancas, águia-pescadora, martim-pescador e pelicano.

Com bico forte e em forma de gancho, a águia é uma ave carnívora e caçadora por excelência

CARNÍVORO

Alimentam-se de carne e possuem características próprias para a caça. Os bicos são fortes e com a parte superior em forma de gancho que se projeta da parte inferior, fortemente ancorada ao crânio. O gavião-real, a coruja e a águia são exemplos.