Anuncie

(21) 98462-3212

Veja as dicas de cuidados com sua calopsita e como socializá-la

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Calopsitas são aves muito sociáveis. Fotos: Atelier dos Pássaros

Calopsitas são aves companheiras e muito populares como pet. Mas, se você é um tutor de primeira viagem, precisa saber o que é necessário para cuidar de sua ave de estimação e lhe proporcionar bem-estar.

Socializar sua ‘psita’ é um passo importante para manuseá-la com segurança e confiança.

A gaiola da ave precisa ser pelo menos 1m x 50 cm x 40 cm. No entanto, quanto maior for a gaiola da sua calopsita, melhor.

Conhecendo e interagindo com sua amiga emplumada

Engraçadas, curiosas e fofas, esses aves têm muita personalidade e um imponente topete. Quando adultas, medem de 30 a 35 cm e pesam entre 70 a 120 gramas.

Embora as calopsitas sejam amigáveis e sociáveis, não tente lidar com elas imediatamente. Você precisa ganhar a confiança da ave primeiro. Isso pode levar de alguns dias a algumas semanas para uma calopsita ficar confortável em seu novo ambiente.

Quando você levar sua calopsita recém-adquirida para casa, lhe dê algum tempo sozinha para se acostumar com seu novo ambiente.

Depois de algumas horas, você pode passar um tempo perto de sua gaiola para que ela possa lhe ver. A linguagem corporal da ave vai te avisar se ela está confortável em ter você por perto.

O próximo passo é falar com ela com uma voz calma e suave.

À medida que sua calopsita se acostuma com sua presença, você pode lhe oferecer um agrado, como alguns grãos de ração. Mas não enfie a mão na gaiola ainda.

Manipulando a ave

Uma vez que seu pássaro se socializa e não se afasta de você, ele pode ser treinado para subir em seu dedo. Os psitacídeos se apegam fácil às pessoas e, uma vez familiarizadas, até deitam na mão do turo para receber afagos.

Quando a ave se empoleirar em seu dedo, diga: “Isso!”. A estimule e a elogie

Faça isso o treino de socialização colocando a mão na gaiola lentamente e deixando-a lá por alguns instantes. Repita isso até que a ave se acostume com você. Dê um agrado quando ela permitir isso.

Quando ela estiver confortável, acaricie o abdômen suavemente para que a ave se acostume com o seu toque.

Gentilmente a cutuque no abdômen. Isso deve acioná-la para mover-se para o seu dedo.

Quando a ave começar a se empoleirar em seu dedo, diga: “Isso!”. Sempre a estimule e a elogie sempre sempre.

Uma vez que ela se moveu para o seu dedo, dê-lhe um petisco

A melhor maneira de segurar uma calopsita é colocar sua outra mão em volta de suas costas, acariciando suas asas levemente na palma da sua mão.

Acaricie a cabeça da ave suavemente. É um momento gostoso, que faz com que ela se conecte com quem ela gosta, no caso, o tutor.

Onde colocar a gaiola da calopsita

Quando se trata de como cuidar de uma calopsita, você também tem que considerar o melhor local para a gaiola. Calopsitas são pássaros sociais que querem estar perto de sua família de humanos.

Isso é particularmente verdade se você só tem uma ave de estimação. A gaiola pode ser mantida na sala de casa, por exemplo, ou em um corredor onde há movimentação de pessoas.

Elas nunca devem ser mantidas na cozinha, porque as aves podem ser sensíveis a odores fortes e fumaça.

Treino para imitar sons

A capacidade de fala das calopsitas não é das melhores, porém, são excelentes assobiadoras, capazes de aprender a assobiar músicas quase inteiras. Ensinar a reproduzir sons exige determinação e paciência e o treino deve começar quando a ave ainda é filhote. Escolha um momento em que a calopsita esteja calma e disposta. Comece o treinamento assobiando trechos de canções, como o hino de um time. Outra opção é colocar uma música para tocar. Escolha sempre um trecho curtinho e fácil, para ela assimilar.

As calopsitas têm um comportamento alegre e habilidade de reproduzir sons

Sempre interaja observando a reação da calopsita. Repita o assobio algumas vezes, mas nunca de maneira exaustiva, cuidando para que ela não fique estressada. O ideal é que as lições não passem de 15 minutos por dia. Faça esse treino diariamente, até que a ave comece a reproduzir o som espontaneamente.

Alimentação balanceada

Mistura de sementes própria para a espécie, que contenha pouca quantidade de girassol, que é altamente calórica. Além de ração extrusada, para ter uma dieta completa e balanceada. Complemente com farinhada à base de ovos e frutas como maçã e goiaba; verduras como couve, chicória e brócolis; e legumes como jiló, cenoura e abobrinha, além de espiga de milho fervida por 5 minutos. Para a alimentação, mantenha dois potes na gaiola, um para a ração e o outro para as sementes. Coloque o alimento de preferência na parte da manhã. 

Agradecimento: Atelier dos Pássaros – Tudo Para a Diversão do seu Pássaro!

*

*

*

***

QUE TAL FAZER UM CURSO ONLINE HOJE?

Adquira o “Guia Definitivo para Criação de Calopsitas’. Aprenda como tratar suas calopsitas de acordo com as melhores técnicas de manejo. CLIQUE AQUI

Aprenda todos os passos para para um adestramento simples e descomplicado. Adquire o e-book “Adestramento Fácil Para Cães”. CLIQUE AQUI

Faça e venda: “Petiscos Saudáveis Para Cães”. Neste e-book, você vai encontrar 42 receitas de petiscos caninos totalmente saudáveis. CLIQUE AQUI

E-book “Aquarismo Para Iniciantes”. Aquários marinhos e de água doce, doenças e como tratar, escolha do aquário. Como cuidar do peixe Betta, como fazer seu próprio aquário e muito mais. CLIQUE AQUI

Curso online “Auxiliar de Veterinário”. Com esse aprendizado você poderá trabalhar em: Clínicas e Hospitais Veterinários, Instituições de Resgates de Animais, Lojas de Animais, Petshops e Auxiliar na Gestão de Projetos e Serviços de Pet Sitting. CLIQUE AQUI

.