Anuncie

(21) 98462-3212

Veja como atrair visitas de pássaros e borboletas para o seu jardim

O hibisco é uma flor atrativa para os beija-flores. Foto: Pixabay

O jardim é um dos espaços mais agradáveis de uma casa, onde podemos ter nossos momentos de paz, reflexão e conexão com a natureza. Um jardim bonito, bem cuidado e florido também tende a ser mais convidativo para seres que vivem ao ar livre, como libélulas, abelhas, borboletas, besouros e pássaros.

Sabendo escolher as plantas certas para compor ou incrementar o seu jardim, além de contemplar cores, sons e aromas, você estará fornecendo alimento e abrigo para esses animais polinizadores (transportam o pólen) e, de quebra, ajudando a manter um sistema ecológico saudável.

Plante árvores e arbustos em seu jardim para proporcionar um refúgio natural para essas espécies polinizadoras. Quanto mais variada for a vegetação, mais pássaros e outros animais chegarão a ele. Os beija-flores, por exemplo, adoram plantas altas e floridas. Já as árvores frutíferas são as que mais atraem as aves.

A seguir, veja como atrair visitas de pássaros e aves para seu jardim.

Algumas plantas aromáticas atrativas para borboletas e outros insetos polinizadores são:

Alecrim
Manjericão
Cosmos
Coentro
Flor-do-guarujá
Lavanda
Mirra
Tomilho
Lantana

Alguns tipos de arbustos:

Odontonema
Marianinha
Erva-cidreira arbustiva

Espécies trepadeiras:

Amor-agarradinho
Ora-pro-nobis
Maracujazeiro

Árvores e frutíferas:

Café
Aroeira pimenteira
Urucum
Pitangueira-anã
Grumixama

Espécies de flores

Dente-de-leão
Girassol
Margaridas
Jasmim
Lírios
Hibisco (papoula)
Malvavisco
Estrela-do-egito
Zínia
Primavera
Mulungu
Estrelítzia
Beijo-turco
Hemerocale
Helicônia
Esqueleto
Caliandra
Trombeta-chinesa
Jacobínia
Rosas variadas
Verbenas

Se quiser fornecer mais alimentos para as aves, coloque um comedouro com sementes e alpiste.
Foto: Pixabay

Fontes de água e comedouros

Coloque um bebedouro ou fonte de água no jardim. A disponibilidade de água torna-se vital para os pássaros e outros bichinhos, principalmente no verão, pois em algumas áreas é escassa. Certifique-se de colocar o bebedouro em um local visível e trocar a água periodicamente para que o líquido fique limpo e fresco.

Se além das plantas e flores você quiser fornecer mais alimentos para os pássaros, coloque um comedouro (pode ser até um prato de barro) com sementes e alpiste. No inverno, eles também podem servir de abrigo. Você pode improvisar esse acessório utilizando uma caixa de madeira e corda para pendurá-lo, ou então, garrafas pet.

Bebedouro para beija-flores: não coloque água com açúcar!

Muitas pessoas, na intenção de fornecer alimento para beija-flores, cometem o erro de colocar em bebedouros açúcar diluído em água para imitar o néctar das flores. Não faça isso! A fermentação dessa mistura pode ser fatal para esses pássaros. Forneça para eles néctar para beija-flores (à venda nas pet shops).

Por fim, um cuidado importante: evite o uso de pesticidas químicos e opte por remédios naturais para prevenir ou combater pragas e doenças. As borboletas são as primeiras a morrer do veneno que aos poucos se acumula no ambiente.

Confira a galeria abaixo. Clique na seta e arraste a imagem: