
Será que todos os animais, assim como os seres humanos, têm o sangue vermelho? Não, nem todos. Em muitas espécies, há uma variação de cores desse fluido que circula pelo corpo. Em algumas ele pode ser azul, verde, roxo, amarelo e até incolor.
Mas o que torna o sangue de uma cor ou de outra? Bem, esse líquido que percorre o sistema circulatório, levando oxigênio e nutrientes a todos os órgãos, é composto por plasma, hemácias, leucócitos e plaquetas. No entanto, esses componentes não determinam a cor do sangue.
A coloração vermelha – a mais conhecida de todas – é a que os mamíferos, incluindo o homem, e quase todos os vertebrados possuem. A razão pela qual o sangue é vermelho se deve à proteína hemoglobina, que é composta por hemoproteínas ou moléculas contendo ferro, que se fundem com oxigênio.
Uma série de pigmentos
Existem vários animais de sangue azul, como caranguejos, alguns moluscos, lulas, polvos e vários tipos de escorpiões e aranhas. Nesse caso, o pigmento dessas espécies é a hemocianina, que se encontra no interior das células sanguíneas.

O sangue roxo é típico de alguns animais marinhos invertebrados, como vermes priapulídeos (do filo Priapulida, cujo formato é fálico), braquiópodes (possuem conchas articuladas) e alguns peixes antárticos. Seu pigmento respiratório é chamado de hemeritrina. Quando está oxigenado fica roxo, e quando está desoxigenado é incolor.
O sangue de cor verde é comum em lagartos do gênero Prasinohaema, naturais da ilha de Papua-Nova Guiné, em alguns anelídeos (vermes), sanguessugas e certos vermes marinhos. Essa tonalidade ocorre porque seu pigmento respiratório é a clorocruorina, que é verde quando desoxigenada. É semelhante à hemoglobina, pois ambas contêm ferro.

Foto: Wikimedia Commons
Já o sangue incolor é característico nos peixes da família Channichthyidae, conhecidos como peixes-gelo, que são os únicos vertebrados que perderam hemoglobina. O fluido nesses animais é transparente porque eles vivem em águas muito oxigenadas e o metabolismo é muito lento. Para que o oxigênio chegue a todas as células, ele se dissolve no plasma sanguíneo, que o distribui por todo o corpo.
E os insetos?
Esses animais não têm sangue, mas sim um fluido chamado hemolinfa, que pode ter pigmentos amarelos ou esverdeados e tem a função de transportar gases e hormônios através de seu sistema. É o caso, por exemplo, do inseto Sciara hemerobioides. Os insetos não absorvem oxigênio do sangue, mas o fazem através de aberturas ao longo de suas costas e laterais de seus corpos.
Por MB.