Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Os insetos mais lindos do mundo: cinco espécies para você apreciar

A natureza sempre nos surpreende com suas formas de vida animal incríveis. Os insetos estão entre essas criaturas. Esses invertebrados artrópodes formam a maior classe do Reino Animal: são mais de 800.000 espécies conhecidas e espalhadas pelo mundo.

A seguir, apresentamos cinco insetos que se destacam pela magnífica beleza. Confira:

Libélula-azul

A cor azul se destaca nos machos da libélula-azul. As fêmeas têm corpo marrom amarelado. Fotos: Canvas

A libélula-azul (Orthetrum cancellatum) é uma espécie europeia. Foi primeira registrada na Grã-Bretanha em Essex em 1934. O macho se caracteriza pelo abdômen azul com a ponta preta, e a fêmea tem um corpo marrom amarelado com marcas de ziguezague pretas ao longo do abdômen.

Louva-a-deus-orquídea

A beleza do louva-a-deus-orquídea se mistura com a das flores, onde costuma se esconder

A louva-a-deus-orquídea (Hymenopus coronatus) habita as florestas tropicais do sudeste asiático, principalmente na Malásia e na Indonésia. Pertence a um grupo de espécies denominadas “Flower Mantis”, constituído por outros insetos que possuem semelhanças físicas e comportamentais. Todos os louva-a-deus deste grupo possuem colorações que permitem a sua camuflagem nas flores, onde costumam-se esconder.

Gafanhoto arco-íris

A combinação de cores do gafanhoto arco-íris faz deste inseto um dos mais notáveis

Também chamado de gafanhoto pintado ou bicolor, o gafanhoto arco-íris (Dactylotum bicolor) é encontrado em pradarias, desertos e pastagens do oeste dos Estados Unidos da América, sul do Canadá e norte do México. Sua combinação de cores espetacular faz desse inseto um dos mais notáveis.

Rainha de Madagascar

As lagartas da espécie se alimentam de plantas que são tóxicas para a maioria dos animais

Mariposa, ou traça, diurna, a Rainha de Madagascar (Chrysiridia rhipheus) se destaca pelo colorido exuberante, sendo considerada a mais bonita do mundo. Suas lagartas se alimentam de plantas da família Euphorbiaceae e gênero Omphalea, que são tóxicas para a maioria dos animais.

Vespa cauda de rubi

O brilho metálico da vespa cauda de rubi a destaca entre os insetos da família Chrysididae

Azul e vermelha, com um brilho metálico, a vespa cauda de rubi (Chrysis ignita) é uma espécie de insetos himenópteros, mais especificamente de vespas pertencente à família Chrysididae. São conhecidas como ‘vespas-cuco’ por serem insetos parasitoides, pois colocam seus ovos em ninhos de outras vespas. Quando suas larvas saem dos ovos, devoram as larvas de seu anfitrião.