Parente dos tucanos, o araçari-miudinho (Pteroglossus viridis) é uma ave piciforme da família Ramphastidae. É também chamada de araçari-verde e araçari-limão. Trata-se da menor espécie do gênero, medindo entre 30 e 39 centímetros de comprimento e pesando entre 110 e 162 gramas.

Características
O araçari-miudinho apresenta dimorfismo sexual quanto à coloração da cabeça (preta nos machos e castanha nas fêmeas). As demais características são comuns a ambos os sexos: bico amarelo, vermelho e preto; asas e dorso pretos, partes inferiores amarelas e uropígio vermelho.
Distribuição e habitat
Vive em pequenos bandos ou grupos familiares nas florestas baixas do nordeste da América do Sul (Venezuela e Guianas) e norte da Bacia Amazônica (do Rio Negro e margem setentrional do Amazonas até o Amapá).
Alimentação
Alimenta-se sobretudo de frutos, incluindo os das árvores do gênero Cecropia e da palmeira Oenocarpus bacaba. Mas, ocasionalmente, pode complementar a sua dieta com pequenos insetos. Estas aves são importantes dispersoras de sementes dos frutos de que se alimentam.
Reprodução
Atinge a maturidade sexual com 1 ano. A época de reprodução em seu habitat natural é de fevereiro a junho. O ninho é construído em troncos ocos de árvores, onde a fêmea deposita de dois a quatro ovos. Tanto o macho como a fêmea do casal cuidam da cria nos primeiros tempos de vida, até perto dos 6 meses de idade.

Vocalização
Emite sons ruidosos e rápidos “brididididit”, de uma a seis sequencias por segundo, e mais “dddddt”. Outros sons lembram o ruído de motor de motocicleta em baixa rotação: “pã-pã-pã-pã”. Também vocaliza notas mais tagarelantes, outras mais lamuriosas.
Conservação
A população global desta espécie na natureza encontra-se estável. No entanto, a perda do habitat, sobretudo devido ao desmatamento, pode vir a ameaçar a sua sobrevivência.
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Piciformes
Família: Ramphastidae
Gênero: Pteroglossus
Espécie: P. viridis
Nome Científico: Pteroglossus viridis