
Nome científico: Macropus fuliginosus.
Nome em inglês: Western Gray Kangaroo
Ordem: Diprotodontia.
Família: Macropodidae.
Habitat: Florestas, planícies e campos.
Distribuição geográfica: Austrália, Tasmânia e Nova Guiné.
Características: Pesa cerca de 23 a 70 kg e mede aproximadamente de 80 cm a 1,60 m. O comprimento da cauda é de 0,70 cm a 1,40 m. O pelo geralmente é cheio e grosso. Crescem durante toda a vida e as patas traseiras são muito desenvolvidas. Para um pequeno passo seus saltos geralmente medem de 1,20 a 1,90 metros, enquanto que, em uma velocidade rápida eles chegam a pular 9 metros ou mais.

Foto: Pixabay
Gestação: 30 dias. Nasce um filhote, com aproximadamente 0,8 gramas.
Alimentação: Vegetais e frutas.
Hábitos: Os cangurus passam o dia comendo, dormindo e namorando.
Curiosidades
-A cauda, extremamente musculosa, serve para o equilíbrio do animal quando se movimenta e também como apoio.
-O canguru é um mamífero marsupial. Esses animais possuem uma bolsa, o marsúpio, onde os filhotes completam o seu desenvolvimento fora do útero da fêmea. Ali, o filhote mama e protege-se.
-Os machos entram na maturidade sexual com 20 meses e as fêmeas com 17 meses. O ciclo menstrual dura 35 dias. Ele deixa a bolsa depois de 46 semanas e pode continuar voltando.

Foto: Pixabay
-O número de cangurus é cuidadosamente monitorado na Austrália. Há um equilíbrio entre a necessidade de conservar a espécie e as demandas dos proprietários de terras. Se houver escassez de comida, o gado poderia passar fome, pois os cangurus se movem com mais facilidade e podendo escolher o melhor alimento.
-Os cangurus adultos se defendem com chutes e socos. E que força! Com um pontapé poderoso, no qual usa as duas pernas de uma vez enquanto apoia-se com a cauda, é capaz até de matar um ser humano a golpes. As garras afiadas em seus pés traseiros também podem facilmente estripar quase qualquer animal que lhe causar ameaças.