
A caninana (Spilotes pullatus) é uma serpente da família Colubridae e, apesar da cara de brava, trata-se de uma espécie inofensiva e mansa. Costuma fugir da presença humana. Quando se sente ameaçada, pode morder, mas não é peçonhenta – ou seja, venenosa. Muito ligeira, ela alimenta-se de diversos tipos de presa, em especial de pequenos mamíferos. Ela também consome aves e, eventualmente, répteis e anfíbios.
Encontrada em todos os biomas brasileiros, com exceção dos Pampas, a caninana também pode ser vista em outros países das Américas do Sul, Central e do Norte. É conhecida ainda como araboia, cobra-tigre, iacaninã e, em inglês, é chamada de rat snake.
Essa serpente pode alcançar mais de 2,5 metros de comprimento, possui a cor da pele amarelada com grandes manchas pretas e uma dentição áglifa – sem presas inoculadoras de veneno. É frequentemente observada tanto nas árvores quanto no solo, sendo mais ativa durante o dia e com hábitos solitários.
O período de reprodução desse réptil acontece entre o inverno e a primavera. Os ovos (15, em média) são colocados perto do fim da primavera e escondidos na terra. Já os nascimentos dos filhotes ocorrem no verão e no início do outono.

Ficha técnica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Reptilia
Ordem: Squamata
Subordem: Serpentes
Família: Colubridae
Gênero: Spilotes
Espécie: S. pullatus
Por MB.