Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Como as girafas dormem? Saiba se elas descansam em pé ou deitadas

As girafas dormem pouco, entre duas e quatro horas por dia, com períodos de sono entre 10 e 15 minutos. Foto: Reprodução

As girafas (Giraffa camelopardalis) são os mamíferos e herbívoros mais altos do mundo, atingindo até 6 metros de altura. Os olhos são grandes e sua língua de cor preta pode chegar até 45 cm de comprimento, sendo insensível aos espinhos contidos nas folhas e galhos com os quais se alimentam. Esses animais são originários do continente africano e, curiosamente, são um dos poucos bichos do planeta que enfrentam os temidos leões, para sua sobrevivência. Também são muito rápidos, chegando a 50 km por hora quando correm em debandada.

São animais sociais, que vivem em rebanhos de 10 a 20 indivíduos. Girafas individuais podem entrar e sair de grupos sem serem atacadas pelos outros integrantes, porém, em época de reprodução os machos ficam mais agressivos evitando a entrada de novos indivíduos no rebanho.

Outra curiosidade é como esses mamíferos tão altos dormem. Já parou para pensar?

Estudos científicos foram realizados em vários grupos de girafas na África por muitos anos. Muitos deles determinaram que esses simpáticos animais dormem pouco, entre duas e quatro horas por dia, com períodos de sono entre 10 e 15 minutos. Geralmente, as girafas dormem em pé, com exceção das girafas que estão muito fracas ou doentes e as mais jovens do grupo, bem como quando se sentem realmente seguras e calmas.

Os filhotes de girafa dormem deitados com a cabeça apoiada no rabo. Por causa do comprimento do pescoço e do espaço entre as vértebras, a girafa pode dobrar o pescoço de maneiras curiosas, permitindo que durma com o pescoço totalmente dobrado e apoiado nas coxas, nádegas ou no chão.

Os filhotes de girafa dormem deitados com a cabeça apoiada no rabo. Foto: Canvas

Mas por que dormem em pé?

As girafas dormem em pé devido à possível presença de predadores, para que não sejam encontradas desprevenidas e, desta forma, tenham a oportunidade de fugir ou enfrentar a ameaça com mais facilidade do que se estivessem deitadas no chão.

No entanto, elas também dormem deitadas ou sentadas, mas quando o fazem estão sempre com um olho aberto e dão uma olhada de vez em quando, sendo esta uma maneira de ficar alerta caso haja um ataque repentino por seus predadores.

Nas girafas podemos pensar que, devido ao seu grande tamanho, não devem dormir em pé, pois isso geraria fadiga física. Acontece que o sistema de travamento de suas articulações permite minimizar o esforço que os músculos devem fazer para dormir em pé.

Outras curiosidades sobre as girafas:

Análise genéticas recentes descobriram que na verdade existem quatro espécies de girafas.

Costumam andar em manadas, mas,, geralmente os machos vão com outros machos e só procuram as fêmeas para acasalar.

A maturidade sexual é alcançada após 6 anos. A gestação é de 460 dias, nascendo apenas um filhote. A fêmea dá à luz em pé e o filhote cai no chão a cerca de dois metros e meio de altura, embora, é claro, estejam preparados para isso.

Esses animais se alimentam durante toda manhã.

Girafas machos estabelecem hierarquia de dominância brigando uns com os outros. Eles usam suas pernas e pescoço como armas de combate.