Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Conheça 8 animais que têm a vida muito curta

Desde apenas 24 horas, como no caso de alguns insetos, a alguns dias ou meses. O período de existência para certas espécies de animais é para lá de curto, porém, intenso na maioria dos casos.

A seguir listamos oito destas criaturas:

1EFEMERÓPTEROS VIVEM APENAS 24 HORAS

Subimago (forma alada ainda não adulta) de Ephemeroptera (Rhithrogena germanica). Fotos: Canvas

Os efemerópteros são uma ordem de insetos aquáticos (Ephemeroptera) e, como o nome indica, eles têm uma vida efêmera, de no máximo 24 horas. Eles correspondem a uma diversidade de aproximadamente 3.000 espécies, distribuídas em mais de 375 gêneros e 37 famílias.

A ordem Ephemeroptera está distribuída pelo mundo todo, exceto na Antártida. No Brasil são conhecidas 344 espécies, que são representantes de 77 gêneros e 10 famílias. 


2- GASTRÓTRICOS VIVEM ENTRE 3 E 4 DIAS

Muitas espécies de gastrótricos são microscópicos em tamanho

O filo Gastrotricha (gastrotríquios ou gastrótricos) é um grupo de microinvertebrados aquáticos comumente encontrados em ambientes dulcícolas e marinhos em todo o mundo. É representado por cerca de 700 espécies em 59 gêneros de animais marinhos e de água doce que habitam os espaços intersticiais dos sedimentos do fundo e dos detritos superficiais. O tempo de vida desses seres, muitos deles microscópicos, é entre três e quatro dias.

O filo se divide em dois grupos designados como ordens: os Macrodasyida marinhos e os Chaetonotida marinhos e de águas doce.


3- MOSQUITOS – VIVEM ENTRE 10 E 30 DIAS

Mosquito Aedes Aegypti, que é o transmissor de doenças como dengue e zika

Estes insetos são os mais frequentes em nosso ambiente e os que mais têm contato com os seres humanos. São capazes de transmitir doenças como dengue, malária, entre outras. Os mosquitos têm um ciclo de vida curto, entre 10 e 30 dias, tempo este que depende de alguns fatores como umidade e temperatura do ambiente, sexo do indivíduo e época do ano.

O ciclo de vida dos mosquitos é dividido em quatro fases de desenvolvimento: ovo, larva, pupa e adulta. Em geral, as fêmeas têm uma vida mais longa do que os machos, que vivem apenas uma semana. O período mais curto é quando o mosquito é uma larva, enquanto o mais longo é a fase adulta.


4- MOSCAS – VIVEM UM MÊS

A expectativa de vida das moscas não costuma ultrapassar 30 dias

As moscas, esses insetos incômodos que aparecem principalmente durante as refeições, são também um dos animais que menos vive. A expectativa de vida não costuma ultrapassar 30 dias. Isso quando conseguem comer mais estando em espaços controlados como uma casa. Mas, em geral, vivem em média 15 dias.

6- ABELHAS-OPERÁRIAS – 45 DIAS

Enquanto a abelha-rainha pode viver até quatro anos, as operárias têm vida mais curta e exaustiva

As abelhas-operárias ou obreiras têm uma vida útil muito curta e exaustiva. Sua expectativa de vida não costuma ultrapassar 30 dias. Já a abelha-rainha, que é a encarregada de fiscalizar e botar os ovos, pode viver até quatro anos.


7- BORBOLETA-MONARCA – 1 A 6 SEMANAS

As monarcas são as únicas borboletas conhecidas que migram como pássaros, fugindo do inverno

A borboleta-monarca (Danaus plexippus) pertence à família dos ninfalídeos, da subfamília dos danaíneos. É um dos animais mais bonitos e também um dos com menor expectativa de vida.

As monarcas, cujas populações são naturais da América do Norte, são as únicas borboletas conhecidas que migram como pássaros, fugindo do inverno. A jornada supera o tempo de vida do inseto: o ciclo de ida e volta é realizado por até quatro gerações. Especificamente, as borboletas-monarca podem viver entre uma e seis semanas. Essa diferença depende de vários fatores como ambiente, alimentação e clima, entre outros.


8- CAMALEÃO-DE-LABORD – 4 A 5 MESES

O camaleão-de-labord é encontrado apenas na ilha de Madagascar. Foto: Wikimedia Commons

O camaleão-de-labord (Furcifer labordi) é um lagarto encontrado apenas na ilha de Madagascar, na África, e é o vertebrado terrestre de vida mais curta do mundo. A expectativa de ciclo de vida da espécie após a saída do ovo é apenas de 4 a 5 meses.