Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Conhece o morcego ‘Yoda’? Frugívoro, foi descoberto na Papua Nova Guiné

Morcego Yoda e o mestre Jedi que inspirou o nome da nova espécie. Parecidos? Montagem: Canvas

Se você é fã da saga cinematográfica “Star Wars”, provavelmente vai notar alguma semelhança entre este simpático morcego da foto acima e um certo mestre Jedi.

Descoberta em 2009, durante uma expedição científica em uma área remota de floresta tropical da Papua Nova Guiné, esta espécie chamou a atenção dos pesquisadores justamente pela sua aparência lembrar o personagem Mestre Yoda da série de filmes.

O reconhecimento como espécie oficial, no entanto, foi somente em 2017, depois que pesquisadores da Universidade de Nova York compararam suas características com outras 300 espécimes de 18 museus ao redor do mundo.

A espécie se alimenta de frutas, sendo importante para a dispersão das sementes em seu habitat.
Foto: Reprodução

Características e curiosidades

Existem mais de 1,4 mil espécies de morcegos descritas, cada uma com suas características peculiares. Uma delas é o morcego Yoda, um dos animais mais raros do mundo. Parte do gênero Nyctimene, esse mamífero – assim como os demais morcegos – tem nariz tubular, orelhas pontudas e olhos proporcionalmente grandes.

Não se sabe muito sobre a dieta do morcego Yoda, mas os cientistas sabem que vem de certos tipos de frutas porque eles dispersam as sementes. Isso torna o morcego parte importante de seu ecossistema, pois permite a proliferação de diferentes variedades de frutas em sua região de floresta tropical. No futuro, mais pesquisas provavelmente determinarão se a espécie é somente frugívora ou se é onívora (ou seja, todos os grupos de alimentos estão incluídos).

Pesquisadora do Departamento de Biologia da Universidade de York, Dra. Nancy Irwin observa que “a maioria das características morfológicas que separam esse morcego de outras espécies estão associadas a uma mandíbula mais larga e redonda que dá a aparência de um sorriso”, segundo entrevista ao jornal “Público”.

Uma das diferenças mais notáveis ​​do morcego Yoda para as demais espécies de morcegos é que ele depende mais da visão do que da ecolocalização (processo que consiste na emissão de ondas ultrassônicas pelos animais e a posterior análise do eco que retorna para eles) para se orientar.

Seus olhos, por serem muito grandes, o ajudam a se orientar facilmente. Sabe-se também que ele pode emitir assobios muito altos em pleno ar. Isso é possível graças ao seu nariz tubular, de modo que as narinas se esticam e vibram quando o som é emitido.

Embora os pesquisadores ainda não tenham relatado a predação dessa espécie, sua pelagem, com tons alaranjados, amarelados e esverdeados, permite que ela passe despercebida.

Ainda existem muitos mistérios a serem resolvidos sobre essa espécie de morcego, incluindo seu sistema reprodutor. Os cientistas acreditam que eles têm duas temporadas anuais de reprodução, no início do inverno e no final do verão, mas ainda não conseguiram confirmar isso.

Por fim, a pesquisadora Nancy Irwin observa que os morcegos “são cruciais para a saúde da floresta tropical, polinização e dispersão de muitas espécies de árvores.”

Por MB.