Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Corujas: 10 curiosidades sobre essas aves caçadoras e noturnas

As corujas pertencem à ordem dos Strigiformes, que estão divididos em duas famílias – Tytonidae e Strigidae -, e inclui aves de rapina, tais como mochos e murucututu (Pulsatrix perspicillata). São de hábitos noturnos, excelentes caçadoras, têm voo silencioso e existem mais de 200 espécies em todo planeta.

Quer saber sobre esses animais misteriosos e considerados o símbolo da sabedoria? Confira a seguir algumas curiosidades:

O voo silencioso faz com que as corujas localizem e se aproximem das presas sem serem percebidas.
Fotos: Canva.com

Mais de 200 espécies

Existem cerca de 212 espécies de corujas, sendo estimada a ocorrência de 22 espécies no Brasil.

Tempo de vida

Elas vivem em média 25 anos.

Super audição e olhos tubulares

Elas têm uma super audição, capaz de identificar a localização dos sons em várias direções. Já os seus olhos representam 5% do seu peso corporal. Eles são tubulares e tão grandes em relação ao crânio que boa parte se estende para fora das órbitas. No entanto, elas enxergam muito pouco a pequenas distancias e assim como os humanos possuem uma visão binocular. As corujas enxergam bem em longas distancias e quando existe pouca luz no ambiente. Essas aves também podem girar a cabeça até 270 º.

As corujas possuem grandes olhos tubulares, bico curvo e podem girar a cabeça até 270 º

Anatomia peculiar e ‘voo silencioso’

Sua face é plana, com grandes olhos voltados para a frente, bico curvo e garras muito fortes. Possui plumagem muito macia, que atua como um silenciador e também lhe permite se camuflar no ambiente. Essa estrutura reduz o ruído da batida de asas durante o voo e faz com que as corujas localizem e se aproximem das presas sem serem percebidas. Em geral, as fêmeas são maiores e possuem penas de tonalidades mais escuras que os machos.

Predadoras naturais

Essas aves ajudam no controle de pragas. Agricultores americanos da Califórnia, por exemplo, abandonaram o uso de pesticidas e agrotóxicos e utilizam corujas para afastar os roedores das plantações. Roedores são parte da dieta dessas aves.

A menor coruja do mundo é a mocho-duende (Micrathene whitneyi), que possui 5 a 6 cm de altura

Menor coruja brasileira e maior do mundo

Medindo cerca de 16,5 centímetros e 63 gramas, a corujinha-caburé (Glaucidium brasilianum) é a menor coruja brasileira e uma das mais agressivas. Possui duas colorações de plumagem. Uma é cinza, com a cauda listrada de branco e peito claro bordejado de cinza, a cor dominante. A outra forma é marrom avermelhada, com a cauda da mesma cor e quase não se distinguem as faixas brancas. Nos dois casos, a sobrancelha branca se destaca.

Já a menor coruja do mundo é a mocho-duende (Micrathene whitneyi), que possui 5 a 6 cm de altura e pesa apenas alguns gramas. Enquanto que, a maior espécie do planeta é a coruja-pescadora-de-blakiston (Bubo blakistoni), endêmica em florestas no leste da Rússia, China e Japão. Sendo a mais rara de ser vista entre as corujas, estas aves têm 75 cm de altura, 2 m de envergadura e podem pesar mais de 4,6 kg.

Aves são fiéis às parceiras

São aves monogâmicas

As corujas escolhem as parceiras e são fieis a elas, inclusive ajudando a chocar, procurar comida e alimentar os filhotes.

Habilidade inesperada

Sim, essas aves sabem nadar!

Hábitos noturnos

As corujas são aves puramente carnívoras e caçadoras noturnas por excelência. Alimentam-se principalmente de pequenos mamíferos, como roedores, além de aves, peixes e às vezes insetos.

Representação mais antiga

A representação mais antiga de corujas data de 30 mil anos e está localizada na Caverna de Chauvet, no sul da França.