Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Dragão-marinho-folhado: exuberante mestre da camuflagem

O dragão-do-mar-folhoso é endêmico da Austrália. Fotos: Canva.com

Uma das criaturas mais exuberantes dos oceanos, o dragão-marinho-folhado (Phycodurus eques) faz parte da família Syngnathidae, que inclui também os cavalos-marinhos e o peixe-cachimbo. Encontrado ao longo das costas sul e oeste da Austrália, é o único membro do gênero Phycodurus.

Seu nome é devido à aparência peculiar, cujo corpo é recoberto por apêndices em forma de folhas. Essa característica o torna um mestre da camuflagem, já que ele consegue imitar perfeitamente o ambiente ao seu redor, entre leitos de algas flutuantes.

As saliências que recobrem todo seu corpo lembram folhas e enganam os predadores

FICHA TÉCNICA E CURIOSIDADES:

Nome científico: Phycodurus eques

Nome em inglês: Leafy seadragon.

Características: Apesar do parentesco, eles são tipicamente maiores que a maioria dos cavalos-marinhos, crescendo até 20-35 cm na vida adulta. Seu nado é bem lento. Ao mover-se, o dragão-marinho-folhoso impulsiona-se por meio de uma barbatana peitoral no cume de seu pescoço e uma nadadeira dorsal em suas costas próxima do fim da cauda. Por conta das saliências que lembram folhas, ele dá a ilusão de algas flutuando, enganando assim os predadores.

Alimentação: Plâncton e pequenos crustáceos.

Distribuição: Endêmico da Austrália, é encontrado nas costas sul e oeste.

Reprodução: A fêmea coloca até 300 ovos. Assim como ocorre com os cavalos-marinhos, os ovos serão depositados nos machos, onde ficam na parte inferior da cauda, e são incubados por cerca de quatro semanas.

Estado de conservação: Espécie quase ameaçada. O maior risco à sua sobrevivência é a degradação do seu habitat.