Elefante? Urso? Gorila? Sim, eles estão entre as espécies dotadas de mais força em relação ao seu tamanho no reino animal. No entanto, o título de mais forte do mundo é de um… besouro.
O escaravelho em questão é o besouro-rinoceronte (Oryctes rhinoceros), um artrópode que pode atingir até 15 cm de comprimento. Porém, ele é capaz de carregar 850 vezes o seu peso e sustentá-lo por pelo menos uma hora – seria algo como um humano erguendo 60 toneladas. Ele é também o mais pesado entre todos os insetos: tem entre 70 e 100 gramas. É um Popeye animal!
O besouro-rinoceronte é uma espécie da subfamília Dynastinae. É originário de florestas tropicais na América do Sul e na Ásia, sendo muito popular no Japão, onde é até comercializado como pet exótico. Esse inseto vive principalmente entre o solo e a madeira podre de árvores e arbustos. Com menor frequência, encontra-se entre as raízes das mesmas árvores e arbustos ou também nos caules das folhas das palmeiras.
Ele leva esse nome por causa de seu chifre (apêndice cefálico e torácico), que o faz lembrar um rinoceronte e está presentes somente nos machos. É também sua melhor defesa, pois eles o utilizam para enfrentar outros machos na disputa por fêmeas ou territórios.
Confira a galeria de fotos. Clique na imagem para ampliá-la:
Classificação científica do besouro-rinoceronte:
Reino: animalia
Filo: Artrópodes
Classe: inseto
Ordem: Coleópteros
Superfamília: Scarabaeoidea
Família: Scarabaeidae
Subfamília: Dynastinae
Gênero: Oryctes
Espécies: O. rinoceronte
OUTROS ANIMAIS FORTÕES:
Elefante. É o maior mamífero do mundo e o animal terrestre mais forte que existe, pesando 7.500 quilos ou mais. É capaz de carregar 130 humanos adultos deitados.
Tigre. Felino poderoso, ele pesa cerca de 200 quilos. Mas é capaz de arrastar uma presa de até 500 quilos, o que o torna um caçador temido e poderoso, que ao correr ultrapassa os 60 km/h.
Gorila. Esse primata atinge até 1,75 de altura e é conhecido por sua enorme corpulência, podendo pesar até 200 quilos ou mais. Sua força é tamanha que um macho seria capaz de levantar dez vezes sua a massa corporal, ou seja, até duas toneladas. As fêmeas chegam à metade desse tamanho.
Águia. Além de rápidas e excelentes caçadoras, essas aves, em especial as águias coroadas africanas, podem levantar até quatro vezes o seu peso, voando com uma presa volumosa sem perdê-la. Que resistência!
Urso pardo. Este mamífero, que costuma pesar cerca de 600 quilos, é capaz de carregar até 544 kg sem problemas, 0,8 vezes o seu peso.
Formiga. Carregar alimentos e folhas é uma das tarefas mais comuns às formigas. Elas usam as mandíbulas para cortar folhas e depois carregam nas costas até o formigueiro. Cada pedaço de folha pode pesar até 50 vezes a massa corporal da formiga.