Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Estrela-ícone lembra um mosaico e habita as águas do Indo-Pacífico

A geometria está presente em todos os detalhes desta fascinante estrela-do-mar. Foto: Canva.com

A estrela-ícone (Iconaster longimanus) ou estrela-dupla-do-mar é uma das espécies de estrelas-do-mar mais fascinantes. A geometria está presente em todos os detalhes desse animal marinho equinoderme, que possui com cinco braços longos e finos e um disco plano com placas que lembram mosaicos.

Estudos científicos afirmam que esta estrela-do-mar cresce muito lentamente e que os indivíduos maiores podem viver tanto tempo como o ser humano. Com um diâmetro de até 12 cm, é encontrada nas águas tropicais do oceano Índico e do oeste do Pacífico.

Ficha técnica e curiosidades:

Nome científico: Iconaster longimanus

Nome em inglês: Double sea star.

Distribuição: Águas tropicais do oceano Índico e do oeste do Pacífico. É encontrada em substratos arenosos, em rochas e em fendas nas partes mais profundas dos recifes.

Características: Possui cinco braços finos, afilados e achatados. Seu corpo apresenta padrão geométrico minuncioso, com desenhos que lembram mosaicos e pequenos círculos em seu disco central. Este esquema cria outra forma de estrela da qual se origina seu nome comum, estrela-dupla-do-mar. A margem é geralmente castanha com faixas marrom-escuras dispostas simetricamente e o disco central é marrom-alaranjado.

Hábitos alimentares: Não se sabe muito sobre os hábitos alimentares dessa espécie de estrela-do-mar, mas pesquisadores acreditam que inclua na sua dieta detritos, bactérias, microrganismos e pequenos invertebrados.

Reprodução: Produz grandes ovos vitelos que se desenvolvem diretamente em estrelas-do-mar juvenis, sem a intervenção de um estágio larval.

Tempo de vida: Cientistas estimam que esse animal marinho pode viver tanto quanto um ser humano.

Por MB.