Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Gorgonopsia: animais ‘dentes de sabre’ dominavam há 250 milhões de anos

Os gorgonopsia foram os maiores predadores de sua época. Imagem: Arte de Matt Celeskey/Reprodução

Antes dos dinossauros, outros predadores com dentes “parecidos com sabre” vagavam pela Terra, com suas mordidas assassinas e sempre guerreando. Eles eram conhecidos como gorgonopsia, ou górgonas (nome faz referência aos Górgons das Mitologia grega), e eram as espécies dominantes há 299 milhões a 251 milhões de anos – uma época conhecida como período Permiano.

Os gorgonopsia foram os primeiros animais a apresentar dentes de sabre – termo que refere-se a caninos longos e achatados de lado a lado, que provavelmente eram usados ​​como armas de corte e esfaqueamento. Também eram caracterizados por um crânio longo e estreito e seus tamanhos variavam de um gato a um hipopótamo.

Um novo estudo apresentado à conferência anual da Sociedade de Paleontologia de Vertebrados concluiu que esses carnívoros ferozes provavelmente participaram de lutas ritualizadas.

O objetivo das lutas não era matar o outro, mas ganhar benefícios sociais como domínio, companheiros ou território desejáveis. Os pesquisadores chegaram a uma conclusão após analisar um crânio fossilizado de górgona com um dente quebrado embutido no focinho.

O crânio foi originalmente encontrado no deserto de Karoo em 1940, perto da Cidade do Cabo, na África do Sul.

Os pesquisadores só descobriram a marca da mordida cicatrizada este ano. Foto: Reprodução

A marca da mordida cicatrizada no crânio só foi descoberta neste ano. Os pesquisadores disseram acreditar que o animal viveu por mais duas a nove semanas após a mordida, que não é a causa presumida da morte, pois mostrou sinais de cura e nenhuma indicação de infecção.

O autor principal do estudo, Julien Benoit, que é pesquisador de paleontologia do Instituto de Estudos Evolucionários da Universidade de Witwatersrand, destacou que a descoberta mostra que comportamentos complexos de morder são muito mais antigos do que se pensava.

“Se estivermos certos em dizer que essa mordida é o resultado de uma mordida facial ritualizada entre dois gorgonopsianos da mesma espécie, então esta é a primeira evidência de comportamento social de mordida em um sinápsido (grupo de animais que inclui os mamíferos, seus ancestrais e todo animal mais próximo dos mamíferos do que de outros amniotas) não mamífero”, disse.

“(Morder ritualizado é) não é exclusivo dos mamíferos e dinossauros, mas eram mais generalizados e são mais antigos do que se pensava”, complementou.

Hoje, mamíferos e répteis adultos mordem uns aos outros por várias razões, incluindo para exibir dominância e estimular a ovulação.

Gorgonopsia – Classificação

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Synapsida
(sem classif.) Therapsida
Subordem: Gorgonopsia

Os gorgonopsídeos extinguiram-se no fim do Permiano.

Fonte: MB com informações do 9News