A águia-real (Aquila chrysaetos) é uma das maiores e mais vorazes aves de rapina, com asas que têm mais de 2 metros de envergadura.
De origem europeia, habita em grande parte do Hemisfério Norte: toda a Europa, Ásia, Norte da África e grande parte da América do Norte. É uma espécie essencialmente rochosa, que quase sempre instala os seus ninhos em falésias rochosas, embora por vezes também nidifique em árvores. Sua dieta é muito variada, incluindo uma grande variedade de mamíferos, pássaros e até répteis, além de carniça.
FICHA TÉCNICA DA ÁGUIA-REAL:
Nome científico: Aquila chrysaetos.
Distribuição: América do Norte, Europa e Norte da África.
Habitat: Regiões montanhosas, serras e planaltos com pouca presença humana. Evita áreas florestais.
Tamanho: De 80 cm a 100 cm de comprimento, aproximadamente. Peso de 2,5 a 10 kg. Sendo que os machos são um pouco menores que as fêmeas. AS asas têm de 1,50 a 2,50 metros de envergadura.
Características: Ave de rapina de hábitos diurnos, possui uma visão extremamente aguda e voo de longo alcance. Sua velocidade comum durante o voo é de 40 km/h a 50 km/h.
Coloração: A cor da plumagem é marrom escuro com tons dourados na cabeça e no dorso. Indivíduos jovens apresentam manchas brancas grandes e muito distintas podem ser vistas na cauda e nas asas.
Alimentação: Pequenos animais como ratos, coelhos, tarântulas, toupeira, cervos e alguns répteis, pássaros e morcegos.
Reprodução: A águia-real é uma espécie monogâmica. Realiza apenas uma postura por ano, com dois a três ovos, que são incubados de 43 a 45 dias. O filhote é dependente dos pais durante 30 dias ou mais.
Tempo de vida: 40 anos, aproximadamente.
Curiosidades: A águia tornou-se o símbolo de vários povos e governos, graças à bela postura e à fama de grande coragem. Também é considerada um símbolo de paz e prosperidade.
A espécie é protegida pelo governo dos Estados Unidos da América e é considerada ameaçada de extinção. A caça, a eliminação de presas por alteração do habitat natural e o envenenamento por mercúrio são os fatores principais que limitam as suas populações. A águia-real abandona o ninho, mesmo durante a incubação, se for perturbada.
Um casal precisa de até 55 km de território para caçar.
Devido aos reflexos da plumagem na cabeça e na nuca, também é conhecida como águia dourada.
Geralmente é uma espécie silenciosa, embora possa emitir um assobio fino e esganiçado, tanto em voo quanto empoleirada.
Ouça a vocalização da águia-real:
Confira a galeria de fotos: