Anuncie

(21) 98462-3212

Natureza selvagem: ficha técnica e curiosidades sobre o hipopótamo

Mamífero terrestre, o hipopótamo é um excelente nadador. Foto: Christel Sagniez/Pixabay

Os hipopótamos são mamíferos de grande porte que possuem um corpo bastante robusto, com pele escura e poucos pelos. Outra das suas características físicas é que têm pernas curtas e grossas, orelhas muito pequenas em comparação com a cabeça e a boca enormes, o que lhes confere um aspecto bruto e um tanto desajeitado.

Esses grandalhões vivem apenas nas regiões da África, em pequenos rebanhos, que podem ser vistos pastando nas margens dos rios. Mas, na maioria das vezes, permanecem na água. São duas espécies, o chamado pigmeu (Choeropsis liberiensis) e o hipopótamo-comum (Hippopotamus amphibius), que podem viver até 50 anos.

Ficha técnica:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Hippopotamidae
Gênero: Hippopotamus
Espécie: H. amphibius

Nome científico: Hippopotamus amphibius.

Distribuição geográfica: África.

Habitat: rios e lagos.

Características: mamífero terrestre, o hipopótamo é, também, um excelente nadador. Debaixo da pele há uma espessa camada de gordura para proteção dos órgãos vitais. Os dentes caninos são de crescimento contínuo. Podem atingir até 60 cm de comprimento, 3 kg de peso no macho e 1 kg na fêmea.

Tamanho: 1,5 m de altura e 4,5 m de comprimento, aproximadamente. Adulto, pode pesar até quatro toneladas.

Alimentação: herbívoro.

Reprodução: a gestação dura aproximadamente 240 dias. Nasce um filhote por parto, na água, pesando de 25 kg a 55 kg. A mãe cuida do filhote por um ano, quando ele estará pesando 200 kg.

Tempo de vida: 40 anos, em média.

Curiosidades: a palavra hipopótamo é de origem grega e significa “cavalo do rio”. Quando ele abre a sua bocarra, não significa um longo bocejo, mas sim, um sinal de ameaça.

Os hipopótamos são animais que passam a maior parte da vida na água, porém, precisam vir à superfície a cada cinco minutos para respirar.

Eles podem comer até 150 quilos de grama em quatro a cinco horas.

Os bebês hipopótamos nascem na água com um peso aproximado de 100 kg.

Embora sua aparência a olho nu seja lenta e um tanto desajeitada, eles são capazes de correr até 30 quilômetros ou mais.

Confira a galeria. Clique na seta ao lado para ver a imagem a seguir: