O tucano é uma ave encantadora e chamativa. Eles vivem nas florestas tropicais da América Central e América do Sul e a família inclui cinco gêneros e mais de 40 espécies. No Brasil, as mais populares são o tucano-toco , de bico amarelo, e seus parentes tucano-de-bico-preto e tucano-de-bico-verde.
Ficha técnica e curiosidades:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Piciformes
Família: Ramphastidae
Nome científico: Ramphastos toco.
Habitat: Florestas da América do Sul, no bioma do Cerrado e da Mata Atlântica.
Tamanho: 55 cm, em média.
Alimentação: Frutas e pequenos vertebrados. Também captura cupins em pleno voo ou então pousados sobre cupinzeiros arborícolas. Para se alimentar, o tucano pega a comida com a ponta do bico e joga a cabeça para trás, mandando o alimento direto para a garganta. As bordas serrilhadas do bico ajudam a quebrar frutas grandes em pedaços menores.
Reprodução: A fêmea coloca de dois a quatro ovos, que eclodem após 16 dias.
Tempo de vida: 15 anos, em média.
Situação: Atualmente, não se encontra em risco de extinção. No entanto, devido à beleza de sua plumagem, é uma ave muito cobiçada pelo tráfico animal.
Curiosidades: Quando dorme no oco de uma árvore, o tucano vira completamente a cabeça e descansa seu enorme bico nas costas. O bico também é usado para alcançar frutas nas copas das árvores e para se defender dos inimigos.
Os tucanos costumam se abrigar em árvores escavadas geralmente por pica-paus.
O brilho colorido de sua plumagem é, na verdade, uma camuflagem inteligentemente projetada para a floresta tropical, permitindo que eles se escondam entre as plantas.
Um tucano bebê nasce de olhos fechado, sem penas e não tem o bico característico. Ele vai se desenvolvendo à medida que a ave vai crescendo.
O Tucano é uma ave de grande importância ecológica, pois participa da dispersão de sementes, essencial para a regeneração de florestas.
Confira a galeria abaixo e clique na seta ao lado para ver todas as imagens: