Anuncie

(21) 98462-3212

O que esse lagarto tem em comum com o Homem-Aranha?

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
O corpo do lagarto-agama tem as cores do uniforme do Homem-Aranha. Fotos: Reprodução

Se o Homem-Aranha tivesse que adotar um pet de estimação, certamente o lagarto-agama (Agama mwanzae) combinaria bastante com o super-herói do cinema. Em comum, eles têm as cores em contraste: esse simpático réptil tem como sua maior característica o corpo com essa coloração espetacular em vermelho e azul – tal qual o uniforme do personagem da Marvel Comics.

Não foi à toa que o lagarto-agama, que é endêmico do Quênia, Ruanda e Tanzânia, na África, ganhou o nome popular de lagarto Homem-Aranha!

Esse réptil é endêmico do Quênia, Ruanda e Tanzânia, na África

Ficha técnica da espécie:

Nome científico: Agama mwanzae.
Reino: Animalia.
Filo: Chordata.
Classe: Sauropsida.
Ordem: Squamata.
Subordem: Iguania.
Família: Agamidae.
Subfamília: Agaminae.
Género: Agama.
Espécie: A. mwanzae.

Tamanho: Até 38 cm de comprimento.

Coloração: Os machos têm a cabeça, o pescoço e os ombros na cor vermelho-brilhante ou violeta, enquanto o corpo é azul escuro. Já as fêmeas são geralmente marrons. Os machos mudam de cor à noite ou quando ameaçados, adquirindo um tom amarronzado, como o das fêmeas.

Alimentação: Insetos como gafanhotos, grilos, larvas de farinha e lagartas de mariposas da seda.

Curiosidade: Assim como o Homem-Aranha, esses lagartos conseguem correr apoiados nas patas traseiras e escalar paredes verticalmente.

Estado de conservação: Não é preocupante. Esses lagartos são vendidos como pets em pet-shops pelo mundo – em cativeiro, se tornam mansos e dóceis com o trato diário, mas a espécie necessita de equipamentos especializados para manter a temperatura corporal.