Anuncie

(21) 98462-3212

Papagaios podem ser canhotos ou destros! Veja outros fatos curiosos

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Existem mais de 300 espécies de papagaios em todo o mundo. Foto: Pixabay

Os papagaios são psitacídeos (família de aves de bico curvado, da qual fazem parte as calopsitas, araras e periquitos, entre outras) muito queridos e populares em todo o mundo. Eles variam em peso – de menos de 30 gramas a até 4,5 quilos. Aqueles que são nativos da América do Sul, América Central e México são chamados de papagaios do Novo Mundo, enquanto os da Ásia, África e Austrália são papagaios do Velho Mundo. Existem mais de 300 espécies no mundo hoje, embora, infelizmente, algumas delas estejam ameaçadas de extinção.

Aqui estão alguns outros fatos curiosos sobre os papagaios:

Reproduzem sons

Uma das razões pelas quais os papagaios são aves tão encantadoras é porque eles podem imitar sons. Na natureza, eles imitam os chamados de outros membros de seu bando, o que lhes permite se comunicar sobre coisas importantes, como comida e a presença de perigo. Na verdade, ao contrário de outros pássaros que conhecem seus chamados sem serem ensinados, os papagaios sabem e aprendem por imitação. Eles também imitam os chamados de outros animais, o que serve de defesa contra predadores. Por exemplo, se uma cobra estiver se aproximando, eles podem imitar o chamado de um falcão, assustando a cobra.

Em casa, criados como pets, os papagaios podem reproduzir os sons de um telefone tocando, um aspirador de pó zumbindo, água escorrendo, a campainha tocando e outros barulhos. Claro, eles também podem imitar a fala humana. Eles fazem isso porque pensam que esses sons são feitos por seu bando e, portanto, têm que aprendê-los.

Papagaios cinzentos africanos, periquitos, papagaios amazônicos e araras são os melhores em imitar sons. Um papagaio cinza africano chamado Alex era capaz de falar mais de cem palavras e o que é mais impressionante é que ele era capaz de entender essas palavras.

Estão entre os pássaros mais inteligentes

Na verdade, os papagaios aprendem bem. Eles podem não apenas falar palavras, mas associá-las a objetos ou situações. Eles podem usar ferramentas e resolver problemas. Alguns cientistas chegam a acreditar que eles têm a lógica de uma criança de quatro anos, provando isso com diferentes experimentos. Os papagaios também são pássaros muito brincalhões. Caso ainda não saiba, brincar é sinal de inteligência.

Papagaios têm quatro dedos em cada pé, dois voltados para a frente e dois voltados para trás. Foto: Pixabay

São os únicos animais que podem usar os pés para comer

Os papagaios têm pés zigodáctilos. Isso significa que eles têm quatro dedos em cada pé, dois voltados para a frente e dois voltados para trás. Eles têm pés muito fortes que lhes permitem agarrar-se aos galhos por longos períodos e até mesmo balançar ou ficar pendurados de cabeça para baixo. Mas não é só para isso que eles usam os pés.

Os pés do papagaio são como mãos humanas. Eles não apenas andam ou se empoleiram sobre eles. Eles podem pegar objetos com eles e até mesmo pegar comida e levá-la à boca. Isso mesmo. Eles podem comer usando os pés.

Quer saber algo ainda mais incrível? Observou-se que os papagaios preferem um pé ao outro. Da mesma forma que nós, humanos, podemos ser canhotos ou destros, os papagaios podem ser canhotos ou destros

Podem viver mais de 80 anos

O tempo de vida de um papagaio varia de uma espécie para outra. Papagaios pequenos geralmente vivem 15-20 anos, papagaios de tamanho médio 25-30 anos e papagaios grandes 60-100 anos. As araras têm vida especialmente longa e acredita-se que uma arara-azul-e-amarela chamada Charlie tenha mais de 100 anos. Outra arara chamada Poncho, que estrelou vários filmes de Hollywood, estima-se ter 89 anos. O recorde de papagaio vivo mais velho, porém, é detido por Cookie, de 81 anos.

Papagaios têm bicos fortes

Uma das principais características de um papagaio é seu bico largo e curvo – o superior geralmente maior do que o inferior. Bicos de papagaio não são apenas grandes, eles também são fortes. Na verdade, o bico da arara-azul é forte o suficiente para quebrar nozes de macadâmia, consideradas as mais difíceis de quebrar, assim como as castanhas do Pará. Pode até quebrar um coco. Por este motivo, os papagaios devem ser manuseados com cuidado em todos os momentos.

São fiéis à parceira

Para encontrar uma parceira, um papagaio macho faz o que se chama de exibição de cortejo, desfilando, dançando ou fazendo várias expressões e sons para atrair a fêmea. Assim que a fêmea o escolhe, os dois ficam juntos pelo resto da vida, mesmo fora da época de reprodução. Ajudam-se mutuamente a encontrar comida, cuidam-se mutuamente, dormem juntos e cuidam-se mutuamente para fortalecer o vínculo. Ownnnnn. Os pombinhos são especialmente conhecidos por seus laços estreitos, uma vez que passam longas horas sentados juntos em um poleiro.

Durante a época de reprodução, os papagaios fêmeas colocam de 2 a 8 ovos, que são sempre brancos. A maioria dos papagaios não constrói ninhos, em vez disso põe ovos em buracos de árvores. Após 17-35 dias, os ovos eclodem e os filhotes são cuidados por ambos os pais até que estejam prontos para deixar o ninho.

Eram mantidos como animais de estimação pelos antigos egípcios

Os papagaios foram mantidos como animais de estimação pelos antigos egípcios e depois pelos indianos e chineses. Eles foram trazidos para a Europa em 300 aC, muitas vezes mantidos pelos ricos ou pela nobreza. Pessoas famosas que possuíram papagaios de estimação incluem Aristóteles, Rei Henrique VIII, Marco Polo, Rainha Isabel, Maria Antonieta, Rainha Vitória, Martha Washington, Teddy Roosevelt e Steven Spielberg.

Hoje, os papagaios continuam sendo os pássaros de estimação mais populares do mundo. Porém, lembre-se de que se você está planejando ter um papagaio de estimação, os papagaios precisam de muito carinho e estímulo. Se não forem bem treinados, podem ser barulhentos, mastigar excessivamente e morder.

Infelizmente, o comércio de papagaios de estimação é uma das razões pelas quais muitos papagaios raramente são vistos na natureza. Portanto, é sempre importante reforçar: para ter um como pet aqui no Brasil, a ave deve ser adquirida somente de criadouros autorizados pelo Ibama. Jamais compre aves em feiras livres ou comércio ilegal!

O Kea – ou papagaio-da-Nova-Zelândia – vive em um ambiente frio, no alto das montanhas. Foto: Pixabay

Kea é o único papagaio alpino do mundo

O kea – ou papagaio-da-Nova-Zelândia – é um papagaio único. Enquanto a maioria dos papagaios vive em lugares quentes, o kea vive em um ambiente frio no alto das montanhas da Nova Zelândia. Possui penas grossas que o mantêm aquecido e um corpo arredondado que lhe permite conservar e preservar o calor corporal. Keas são conhecidos por serem pássaros muito espertos e curiosos. Às vezes, eles podem ser muito curiosos, no entanto, são conhecidos por bicar carros, mochilas e roupas dos humanos. Eles também são conhecidos por roubar carteiras, passaportes, chicletes e peças de joalheria. Completamente criador de travessuras, você não acha?

O maior papagaio do mundo não pode voar

Também endêmico da Nova Zelândia, o kakapo – (Strigops habroptilus), também conhecido como caçapo – é o maior papagaio do mundo. Pode pesar até 3,6 quilos e crescer mais de 60 centímetros de comprimento. O kakapo, entretanto, é uma ave que não voa. Não pode voar. Na verdade, é o único papagaio que não voa no mundo. É também o único papagaio que fica ativo à noite, uma adaptação que o ajuda a escapar da observação de predadores.

A maioria dos papagaios tem a mesma aparência, sejam machos ou fêmeas, mas a fêmea do kakapo é menor que o macho, com cauda e bico mais longos.

Embora um kakapo não possa voar, ele pode pular e é bom em subir em árvores para comer frutas.

Infelizmente, o kakapo é agora uma das aves mais raras do mundo.

*

*

*

***

QUE TAL FAZER UM CURSO ONLINE HOJE?

Adquira o “Guia Definitivo para Criação de Calopsitas’. Aprenda como tratar suas calopsitas de acordo com as melhores técnicas de manejo. CLIQUE AQUI

Aprenda todos os passos para para um adestramento simples e descomplicado. Adquire o e-book “Adestramento Fácil Para Cães”. CLIQUE AQUI

Faça e venda: “Petiscos Saudáveis Para Cães”. Neste e-book, você vai encontrar 42 receitas de petiscos caninos totalmente saudáveis. CLIQUE AQUI

E-book “Aquarismo Para Iniciantes”. Aquários marinhos e de água doce, doenças e como tratar, escolha do aquário. Como cuidar do peixe Betta, como fazer seu próprio aquário e muito mais. CLIQUE AQUI

Curso online “Auxiliar de Veterinário”. Com esse aprendizado você poderá trabalhar em: Clínicas e Hospitais Veterinários, Instituições de Resgates de Animais, Lojas de Animais, Petshops e Auxiliar na Gestão de Projetos e Serviços de Pet Sitting. CLIQUE AQUI