Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Pelicanos têm o maior bico de todas as aves: ficha técnica e curiosidades

Os pelicanos (Pelecanus onocrotalus) são grandes, desengonçados, curiosos, às vezes intimidadores e estão sempre com fome. Sem falar no bico ‘ostentação’ – o maior de todas as aves.

Existem oito espécies de pelicanos e essas aves aquáticas geralmente estão localizadas em regiões quentes, próximas a rios, estuários e lagos. A distribuição ocorre principalmente pela Europa, Ásia e África.

Os pelicanos estão ameaçados pela poluição da água, poluição química e grandes catástrofes ecológicas, como derramamentos de óleo. A captura acidental é outra razão pela qual o número de pelicanos está diminuindo: enquanto mergulham em busca de peixes, eles podem acabar em redes de pesca. Os pelicanos pardos (Pelecanus occidentalis) estão na lista de espécies ameaçadas de extinção.

Confira a galeria de fotos. Clique na seta ao lado para arrastar a imagem:

Ficha técnica e curiosidades:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Pelecaniformes
Família: Pelecanidae
Gênero: Pelecanus

NOME CIENTÍFICO: Pelecanus onocrotalus

ORIGEM: Austrália.

ESPÉCIES: Existem oito espécies tradicionalmente divididas em dois grupos: um com aves que constroem ninhos no solo e têm a plumagem comumente branca nos adultos (pelicano-banco-americano, pelicano-comum, pelicano-australiano e pelicano-crespo), e outro que engloba aves de penas cinzas ou castanhas e formam ninhos em árvores (pelicano-pardo, pelicano-cinzento e pelicano-de-bico-pintado) ou em rochas de praias (pelicano-peruano).

HABITAT: Regiões marítimas.

CARACTERÍSTICAS: Ave migratória de grande porte, tem uma aparência desengonçada, mas o voo é leve, gracioso e nada muito bem. Formam grandes grupos quando pescam. Voam rente à água e atiram-se sobre os peixes.

TAMANHO: Quando adulta, pode chegar a 1,50 de altura. O comprimento das asas abertas é 2,5 m, aproximadamente. O bico pode atingir até 50 cm de comprimento.

ALIMENTAÇÃO: Peixes como carpas, tainhas e tilápias, crustáceos e tartarugas-marinhas recém-nascidas.

REPRODUÇÃO: Iniciam o período reprodutivo entre fevereiro e abril. Os machos constroem ninhos no chão, normalmente, em grandes colônias. Botam de um a três ovos e a incubação ocorre de 29 a 36 dias. Atingem a maturidade sexual entre três e quatro anos.

EXPECTATIVA DE VIDA: 25 anos, aproximadamente.

CURIOSIDADES: Possui uma enorme bolsa em seu bico, capaz de estender-se como se fosse de elástico. É utilizada para armazenar alimento. Os pelicanos são alegres e amistosos, e chegam a entrar nas casas das pessoas quando encontram portas abertas.

Pelicanos famintos atacam e devoram gaivotas.

Os pelicanos absorvem grande quantidade de água junto com os peixes. Antes de engolir a presa, os pelicanos movem as cabeças para a frente para remover o excesso de água. Os pelicanos podem comer 1,5 kg de peixe por dia.

A bolsa no bico tem uma segunda função para as mamães pelicanos: nela regurgitam a comida recém-digerida para, em seguida, servir aos filhotes. Esse reservatório natural pode armazenar até 12 litros de água.