Adivinhou que bicho é esse? Grande, com cerca de 1,50 m quando adulta e mais de 12 kg, bico grande e grosso, a cegonha-bico-de-sapato (Balaeniceps rex) é um pássaro e tanto! Muitas vezes, essa espécie é confundida com a cegonha, mas não tem parentesco com ela. Também popularmente conhecida como bico-de-tamanco, cegonha-bico-de-sapato e shoebill, essas aves são geralmente cinzentas e brancas quando atingem a maturidade.
A cegonha-bico-de-sapato foi vista pela primeira vez no século 19, quando as peles das aves foram levadas para a Europa, o que despertou o interesse da comunidade científica. Embora não fosse conhecido dos europeus até então, os egípcios e os árabes conheciam muito bem a ave. Na verdade, os árabes as conheciam como o “markubabu”, que significa “aquele com sapato”.
Esta criatura exótica é nativa da África Oriental tropical e também é encontrada nas regiões pantanosas do Sudão e na Zâmbia. Alimenta-se, basicamente, de peixes e rãs. É uma espécie de ave pelecaniforme, a única da família Balaenicipitidae. Seu nome comum se refere à forma de seu enorme bico.
Classificação científica:
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Pelecaniformes
Família: Balaenicipitidae
Gênero: Balaeniceps
Espécie: B. rex
Estado de conservação: Vulnerável, estima-se que existam entre 5 mil e 8 mil indivíduos, segundo a BirdLife International. Além da destruição do habitat, geralmente são caçadas por agricultores de sua região, por serem consideradas como uma ave que dá azar
Confira a galeria abaixo. Clique na seta ao lado e arraste a imagem:
*