Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Que espécie de crustáceo é essa? Duas pistas: é peludo e do Mediterrâneo

Os pereópodes (ou patas torácicas) deste crustáceo têm numerosos pelos. Fotos: Canvas

E aí, pelo olhar invocadão já identificou que espécie de crustáceo é essa?

Trata-se do caranguejo-peludo (Eriphia verrucosa), uma espécie da família Eriphiidae. Vive a baixas profundidades e em fundos rochosos com algas no Oceano Atlântico oriental, no Mar Mediterrâneo e no Mar Negro.

Segundo o Museu Virtual da Biodiversidade da Universidade de Évora, em Portugal, a espécie possui carapaça espessa e lisa, variando em cor de vermelho acastanhado a verde acastanhado, com manchas amarelas. Sua margem frontal está armada com sete “dentes” de cada lado e cinco ou seis entre os olhos. As pinças são fortes e uma pinça é geralmente maior que a outra e está armada com tubérculos arredondados, enquanto a pinça menor apresenta projeções mais nítidas, dispostas em linhas. Os pereópodes (ou patas torácicas) têm numerosos pelos. Pode atingir um comprimento de 7 cm e 9 cm de largura.

Algumas curiosidades:

Este crustáceo tem sido um dos mais afetados pela presença do caranguejo-azul (Callinectes sapidus), espécie invasora em seu habitat também chamada siri-azul. O Eriphia verrucosa se alimenta de vermes marinhos, crustáceos, moluscos e peixes. É muito agressivo e territorialista. Fêmeas ovígeras podem ser observadas de maio a agosto. Os ovos são pequenos e muito numerosos. Resiste muito tempo fora d’água e geralmente é comum encontrá-lo em poças de maré. É encontrado em litorais poluídos.

O caranguejo-peludo habita o Oceano Atlântico oriental, o Mar Mediterrâneo e o Mar Negro

Classificação científica:

Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Malacostraca
Ordem: Decapoda
Família: Eriphiidae
Género: Eriphia
Espécie: E. verrucosa