Os cães estão entre os pets mais queridos. Eles são inteligentes, companheiros, carinhosos e também sabem fazer graça. Quem convive com um cachorro em casa, provavelmente já observou situações engraçadas – e um tanto estranhas – em algum momento.
Eles são, de fato, criaturas muito especiais. Espalham alegria em qualquer lugar. Por isso é tão importante tratá-los com todo amor e os bons cuidados que merecem.
A seguir, confira alguns comportamentos engraçados dos nossos amigos de quatro patas – e por que eles fazem isso:
1- Cheiram o traseiro dos outros cães
Ao cheirar o traseiro um do outro, os cachorros captam muitas informações essenciais para a sobrevivência na natureza. Entre a garganta e o nariz do cão, existe o chamado órgão de Jacobson, que permite identificar feromônios e outras moléculas olfativas importantes para obter informações do outro animal, como idade, dieta, humor ou até mesmo sua saúde.
Tudo isso ajuda os cães a saberem como devem se comportar, resolvendo muitos conflitos. Além disso, cheirar o traseiro do outro é um sinal de amizade. Como quando apertamos as mãos ou trocamos beijos no rosto.
2- Late para o próprio reflexo no espelho
Alguns cães acham a imagem refletida no espelho desconcertante. Principalmente os filhotes, que se comportam como se fosse outro cachorro e reagem latindo para a imagem ou até se inclinando e convidando-a para brincar. É engraçado de ver, não é mesmo?
Com o tempo, eles percebem que o reflexo no espelho não tem importância e começam a ignorá-lo.
No mundo real, os cães são identificados pelo cheiro. Os sinais olfativos são muito importantes para eles, pois fornecem muitas informações importantes quando vivem na natureza. Eles são animais gregários e tentam identificar seus pares.
Portanto, acredita-se que, quando o teste de cheirar falha, o cão perde o interesse pelo reflexo no espelho.
3- Ele parece correr dormindo
Vários estudos mostraram que o cérebro do cachorro tem os mesmos padrões de sono elétrico que os humanos. Ou seja, as ondas cerebrais são semelhantes. Isso inclui o movimento rápido dos olhos que ocorre no sono REM. Os cães encenam fisicamente seus sonhos, o que provavelmente inclui reviver memórias de suas experiências. Os sonhos são a causa do seu cão correr, latir e se mover durante o sono.
4- Quando coça a barriga, ele mexe as patas
Quando você coça a barriga do seu cãozinho, as patas traseiras dele se movem involuntariamente. É um ato reflexo. Na verdade, chama-se “reflexo de arranhão”.
Ao coçá-lo, seu cão sente uma sensação de formigamento semelhante à que ocorre quando algo o irrita, como um inseto, um pouco de grama ou algo que roça sua barriga. Sob a pele, existem terminações nervosas que estão conectadas à medula espinhal. Estão terminações transmitem uma mensagem aos músculos da perna do animal para coçar e se livrar do agente irritante.
Portanto, você deve ter em mente que esses ‘chutes’ indicam que seu cão está incomodado com o que você está fazendo enquanto está relaxado, pois percebe isso como algo irritante. É melhor que você mova sua mão para outra área que não provoque os chutes involuntários.
Os veterinários podem usar esse reflexo para identificar possíveis danos ou problemas neurológicos. Algo parecido quando o médico bate embaixo dos joelhos do paciente para levantar a perna.
5- Dorme em posições estranhas
Quando dormimos, mudamos de posição várias vezes, tentando encontrar uma posição confortável. Os cachorros também fazem isso. Mas as posturas que eles escolhem às vezes são um pouco estranhas, é bem verdade. Com certeza você já viu muitas vezes seu cão dormindo com as patas no ar, de costas e com a cabeça em posições que podem parecer desconfortáveis, quase como um contorcionista. O fato é que eles dormem profundamente, então deve ser uma posição perfeita para eles.
Acredita-se que pode obedecer a razões do instinto. Na natureza, os canídeos giram ao deitar para verificar o perímetro, caso haja algum perigo. Outro motivo é marcar o espaço em que dormem.
Você também já deve ter observado que seu cão gira em círculos antes de dormir. Acredita-se que eles façam isso para mover a coluna e encontrar a posição correta antes de se deitar.
6- Ele gosta de colocar a cabeça para fora da janela no carro
Antes de mais nada, realmente não é bom deixar seu cão fazer isso. Agora, se você viaja ou tem o costume de passear de carro com seu cão, já deve ter notado que ele adora colocar a cabeça para fora da janela, enquanto a língua e as orelhas batem ao ritmo do vento. Se você apenas abrir o vidro da janela um pouquinho, ele certamente enfiará o nariz na fenda – só para ver (e sentir) o que está acontecendo lá fora.
A razão pela qual a maioria dos cachorros gosta de colocar a cabeça para fora da janelas do veículo está nos 220 milhões de receptores de cheiro que há em seu focinho. Os cães têm um olfato altamente desenvolvido e este sentido é seu meio primário de aprender sobre seu mundo. Um mundo que, dado nosso pobre poder olfativo, nós mal podemos imaginar. Por isso, durante os passeios de carro, eles colocam a cabeça para fora da janela. Desta forma, eles podem desfrutar do número infinito de cheiros excitantes que passam.
No entanto, reforçando: permitir é arriscado! Embora a alegria e a aparência de seu cão colocando a cabeça para fora da janela do carro possam ser engraçadas, há sim o risco de o pet pular do veículo, cair acidentalmente ou ser atropelado por outro carro ou atingido por algum objeto. Além disso, o vento também carrega pequenas partículas que podem danificar o olho do seu bichinho. Portanto, o mais seguro é levá-lo no automóvel com a janela fechada – e com o pet devidamente acomodado em uma cadeirinha de transporte e com cinto de segurança.
7- Corre atrás do próprio rabo
Os cães geralmente perseguem o próprio rabo e circulam tentando mordê-lo. É muito engraçado vê-los assim. Seu cão pode tentar morder o rabo por tédio, apenas para se divertir. Também pode ser por curiosidade ou para chamar atenção do tutor. Se seu cachorro é um filhote, ele está explorando seu corpo e quando descobre a cauda, ele a pega. Outras vezes, é um momento desagradável para o seu cão. Pode ser o caso de ele estar com coceira ou ter algo o incomodando, como uma infestação de parasitas. Além disso, seu cão pode perseguir obsessivamente a cauda. Isso pode ser devido ao estresse ou alguma causa genética. Mas ele pode se machucar. Então, se o seu cão persegue e morde o rabo excessivamente, é aconselhável ir ao veterinário.
8- Ele não pode ver grama, que quer comer
Seu cachorro pode comer grama por vários motivos. Às vezes eles fazem isso para induzir ao vômito, por estarem com alguma indisposição estomacal, outras vezes não vomitam. Acredita-se que muitas vezes comem grama simplesmente porque gostam, como um retorno às práticas de seus ancestrais.
É divertido vê-los – e intrigante também. Afinal, apesar da nutrição balanceada fornecida pela maioria das rações, há algo tentador para eles em um gramado verdinho. Às vezes você deixa seu cachorro solto na grama e ele pasta como se fosse uma vaca.
Você não deve se preocupar com o fato de seu cão comer grama, a menos que ele o faça obsessivamente. Claro, você quer ter certeza de que a grama não foi pulverizada com pesticidas tóxicos.
Se o seu cão come grama, mas não a comida normal, faz isso de forma obsessiva, ou esse comportamento é seguido de vômitos e repetido várias vezes, o mais aconselhável é consultar o veterinário.
9- Ele prefere a comida dos outros cães à dele – mesmo sendo a mesma comida!
Os cães não são tão diferentes das crianças nesse aspecto. As crianças sempre parecem ter uma suspeita sorrateira de que estão sendo enganadas, de que o irmão (â) ou amiguinho (a) tem a parte melhor que a deles no prato. E mesmo quando você oferece uma prova consistente e objetiva do contrário, elas ainda acreditam, secretamente, que a outra criança não só tem mais daquilo (seja lá o que for), mas que ele é maior, melhor e mais legal também. É por isso que se você colocar vasilhas idênticas de ração diante de cães que ocupam cercados adjacentes e deixar os portões abertos, há uma grande chance de que eles troquem de lugar mais do que depressa. Sem dúvida, a competição por comida inata dos cães também ajuda a explicar o porquê deste tipo de comportamento.
10- Gosta de rolar no chão e se esfregar sobre coisas nojentas
Os cães gostam de rolar no chão. Se estiver muito calor, rolar na grama pode ser muito refrescante. Às vezes, eles procuram lugares diferentes para se remexer. Eles podem, assim, esfregar ou coçar as costas para aliviar qualquer coceira.
Mas às vezes ele faz isso para se “perfumar” – bem ao modo canino! Seu cão gosta de cheiros que você não acharia exatamente agradáveis. Você deve ter cuidado, especialmente se você acabou de dar banho no pet, pois assim que você o soltar, ele rolará sobre fezes, lixo ou áreas com odor pungente. E o seu esforço em higienizá-lo terá sido inútil.
Eles também costumam rolar em lugares onde outros animais estiveram. Provavelmente é porque eles estão tentando remover o cheiro do xampu. Eles se sentem desprotegidos. Eles perderam seu cheiro natural e tentam se camuflar. Ao chafurdar em lugares que exalam um odor forte, incluindo lixo e carniça, eles mascaram seu cheiro e isso os protege de predadores.
Outra teoria é que os cães se esfregam em substâncias de cheiro pungente para atrair a atenção de outros membros de sua espécie. Embora não possa ser comprovado, parece que os cães que chafurdam em substâncias odoríferas atraem a atenção de outros cães.
Texto sob supervisão do veterinário Ernani de Castilho.