Search

Anuncie

(21) 98462-3212

10 Fatos sobre os porquinhos-da-Índia

Os dentes do porquinho-da-Índia crescem sem parar, por isso a dieta deve ser rica em fibras. Fotos: Canvas

Os porquinhos-da-Índia (Cavia porcellus) são animais de estimação populares e queridos – principalmente entre as crianças. E é muito fácil entender por quê. São bichinhos fofos, dóceis, relativamente fáceis de cuidar, têm personalidades divertidas e adoram interagir com seus tutores, o que torna uma alegria tê-los por perto.

Para quem ama bichos e procura uma opção de pet diferenciada, além de baixo custo de manutenção, os porquinhos-da-Índia são uma ótima escolha. E há muitas curiosidades a respeito dessa pequena espécie de roedor sul-americano da família dos caviídeos, também conhecido como cuí, cobaia, cobaia-andino, preá-do-reino e, em inglês, guinea pig. Confira a seguir:

Não são porquinhos de fato

Apesar do nome, não, os porquinhos-da-Índia não são porcos e também não são da Guiné. Eles são oriundos dos Andes, na América do Sul, onde foram originalmente domesticados para a alimentação dos incas e outros povos indígenas, os quais ainda mantêm essa prática.

Sono em períodos curtos

Esses roedores têm hábitos diurnos: dormem à noite e são ativos durante o dia. Mas você nunca verá seu porquinho em um ‘sono pesado’, pois eles dormem em períodos curtos e podem ficar acordados 20 horas por dia.

Quantidade de dedos

A anatomia deles é diferenciada nas patinhas: nas dianteiras eles possuem quatro dedos e nas traseiras, três.

Crescimento dos dentes

Seus dentes nunca param de crescer, por isso é necessário o desgaste, através de uma alimentação rica em fibras vegetais.

Os bebês nascem totalmente formados e podem correr com apenas algumas horas de vida

Filhotes cheios de energia

A gestação dos porquinhos-da-Índia dura de 57 a 73 dias e nascem até sete filhotes. Os bebês nascem totalmente formados, com os olhos abertos e podem correr com apenas algumas horas de vida.

Pulam que nem pipoca

Os porquinhos-da-Índia pulam que nem pipoca quando excitados. Eles correm, dão pulinhos, se sacodem e emitem guinchos (cuí, cuí, cuí…). Que alegria!

Autolimpeza

Os porquinhos-da-índia secretam uma substância leitosa de seus olhos que eles usam para se limpar, espalhando pelo corpo com as patas.

Soninho de olhos abertos

Eles costumam dormir de olhos abertos (estado de vigilância). Isso ocorre porque, como são presas na natureza, estão sempre alerta aos perigos.

Alguns porquinhos-da-Índia apresentam redemoinhos – ou tufos de pelos bem definidos

Redemoinhos de pelos

Alguns porquinhos-da-Índia apresentam redemoinhos – ou tufos de pelos bem definidos – espalhados pelo corpo. É o caso da raça abissínio.

Amplo campo de visão

Esses animais têm os olhos localizados nas laterais da cabeça e eles possuem um amplo campo de visão de 340 graus.

Por MB.