Search

Anuncie

(21) 98462-3212

5 Fatos curiosos sobre os coelhos

Os coelhos não são roedores e, sim, mamíferos herbívoros da ordem dos lagomorfos. Fotos: Canvas

Quem resiste a graça e a fofura de um coelho? Ao contrário do que muitos pensam, esses animais não são roedores, mas sim mamíferos herbívoros (alimentam-se de folhas, caules, gramíneas, cascas de árvores e vegetais em geral), que pertencem à ordem Lagomorpha e à família Leporidae – a mesma das lebres. Quando estão em estado selvagem, vivem em grupos e podem viver por mais de 10 anos. Essas são algumas curiosidades sobre eles. Confira mais a seguir:

Visão panorâmica

O sentido mais desenvolvido dos coelhos é a visão. Assim como os peixes, eles têm quase 360 ​​graus de visão panorâmica, por isso são capazes de ver até o que está escondido atrás deles. Eles têm apenas um ponto cego e está localizado bem na frente do nariz. É uma habilidade que eles vêm adquirindo ao longo do tempo e essa visão ampla é muito útil para eles escaparem dos predadores ao redor.

Comem o próprio cocô

Os coelhos são animais herbívoros e possuem uma estratégia digestiva bem definida: aproveitar ao máximo os alimentos fibrosos sem a necessidade de armazenar grandes volumes de alimentos em seu corpo. Eles produzem dois tipos de fezes: as normais (formato redondo, seca e sem cheiro) e os cecotrofos (consideradas “especiais”, são mais moles, grudadas e brilhantes). E aí está um fato pra lá de curioso: eles comem os próprios excrementos – mas apenas os cecotrofos. Comportamento este que é chamado de cecotrofia e, por mais estranho que pareça, é algo completamente normal, pois é assim que eles conseguem ingerir alguns nutrientes essenciais.

Os cecotrofos têm alto valor nutricional (ácidos gordos voláteis, aminoácidos essenciais, vitamina B e K e etc.), desempenhando um papel importante na digestão dos coelhos. É como se fosse uma segunda digestão do alimento, maximizando sua eficiência digestiva.

Os coelhos são capazes de produzir cecotrofos a partir de três semanas de vida. Esse material fecal “especial” costuma ser eliminado à noite e é consumido conforme a necessidade do organismo.

Os dentes dessas fofuras não param de crescer, por isso a dieta deve ser rica em fibras para desgastá-los

Os dentes nunca param de crescer

Um dos fatos mais curiosos e surpreendentes sobre os coelhos é que seus dentes nunca param de crescer. Mas não todos eles: somente os quatro incisivos (dois em cima e dois embaixo), que ficam posicionados na frente da boca. Por isso é importante fornecer alimentos adequados e fibrosos (feno, capim, talos de cenoura e de couve, ração específica) e brinquedos de madeira para desgastá-los.

Portanto, se a qualquer momento você perceber que os dentes do seu coelhinho estão crescendo desproporcionalmente, leve-o ao veterinário com urgência. É que esse crescimento pode causar dor e, com isso, levar o animal a parar de comer e morrer.

Não precisam de banho

Uma das principais dúvidas dos tutores de coelhos é se eles podem tomar banho. Segundo os veterinários, a resposta é não. Além de causar estresse, o banho pode causar uma queda de imunidade, entre outros riscos, como problemas de pele.

Se pensarmos em como esses lagomorfos vivem na natureza, eles nunca entrariam em um lago ou rio (há raras exceções). Além disso, os coelhos não precisam tomar banho porque são animais muito limpos e se limpam constantemente, tal como os gatos. Mas, se ainda assim você quiser dar uma ajuda na higiene do pet, escove-o dia sim, dia não, utilizando uma escova macia apropriada.

Gestação curta

Precoces que só, os coelhos atingem a maturidade sexual a partir de 4, 5 meses de vida, estando assim aptos para a reprodução. O período de gestação das coelhas é pra lá de curto: dura apenas entre 29 e 35 dias. O nascimento dos bebês é muito rápido, sendo quatro a 12 filhotes por ninhada, em média.

Um fato que chama muita atenção é que os coelhos são capazes de comer seus filhotes logo após o nascimento. Isso não é algo que acontece em condições normais, mas pode ocorrer se a mãe sentir que está em perigo ou ficar nervosa (jamais toque em seus filhotes, por exemplo).

Por MB.