Search

Anuncie

(21) 98462-3212

8 Dicas para deixar seu cão sozinho em casa

Comportamentos indesejáveis podem surgir se o pet passar muito tempo só sem qualquer distração.
Fotos: Canva.com

Na natureza, de um modo geral, os animais tendem a viver em grupo. Por isso, quando trazemos um animal de companhia para nossa casa, mesmo sem termos consciência, estamos substituindo o grupo de indivíduos iguais a eles por pessoas. Na ausência dessa nova família, quando o animal fica muito tempo sozinho, os problemas começam e podem variar desde uma simples punição, por parte dele, a comportamentos mais agressivos.

Fazer xixi e cocô por toda a casa, destruir objetos, cavar buracos na panela e até mesmo ignorar o tutor na sua chegada são alguns dos sinais do que a solidão pode causar nos animais de estimação. Carinho, atenção e responsabilidade são fundamentais. Normalmente, o que desencadeia as alterações de comportamento são atitudes do próprio tutor, ao ignorar as necessidades básicas e responsabilidades que passa a ter quando adquire um animal.                

Portanto, quando é necessário deixar o pet sozinho em casa – afinal, todos nós temos compromissos, trabalho, estudo -, alguns conselhos podem ser úteis para amenizar a solidão. Confira a seguir:

Use sempre a mesma expressão, como ‘volto logo’ ou ‘espere um pouco

1- Procure dar um passeio com seu cão de pelo menos 15 minutos antes de você sair de casa. Assim, ele gastará energia e ficará menos ansioso.

2- Crie um código com seu animal para que ele associe que você está saindo de casa, mas voltará logo. Use sempre a mesma expressão, como “volto logo” ou “espere um pouco”.  

3- É importante que você tenha brinquedos, bolinhas e petiscos escondidos pela casa (ou dentro de algum brinquedo) para ele se distrair. Evite brinquedos que soltam peças, como bichinhos de pelúcia e ossos de plástico.

4- Se possível, deixe uma blusa ou outra peça de roupa com seu cheiro.

5- Se o pet for filhote, ele deve ficar em uma área restrita enquanto não estiver acostumado com a casa.

6- Deixar um rádio ou televisão ligados ajuda a tirar a sensação de ambiente vazio.

Deixe brinquedos para seu cão se divertir

7- Ao retornar para casa, espere um pouco antes de “começar a festa” com seu pet. Depois, leve-o para mais um passeio na rua.

8- Estabeleça limites. Deixe bem claro quem é o líder da casa e e quais as regras de comportamento para o ambiente. Nunca dizer “não” para o animal é um erro, porque ele vai entender que a vontade dele sempre prevalecerá.

Por MB.