Praticar exercícios e ter momentos de distração são sempre importantes para uma vida saudável, inclusive para as aves, que também podem sofrer de estresse por confinamento. A melhor maneira de evitar o problema, que pode levar à automutilação dos animais (arrancar penas) e obesidade, é oferecer brinquedinhos específicos para os pássaros.
“Aves da família dos psitacídeos – que possuem bico curvado, como agapórnis, calopsitas, papagaios e periquitos – são as que mais necessitam de exercícios, porque são mais agitadas e precisam gastar seus bicos”, explica a criadora Silvania dos Santos, proprietária do Atelier dos Pássaros.
“Além da interação com o tutor, também é muito importante oferecer alguns brinquedos para aves. Na ausência de estímulos, é bem possível que elas fiquem paradas o dia inteiro, o que faz muito mal para sua saúde física e mental. Com essa distração, além de saírem da monotonia, elas passam a se movimentar mais para brincar, gastando energia e desenvolvendo melhor sua musculatura”, complementa.
Mas é preciso atenção ao escolher os brinquedinhos: nas pet shops há diversos modelos. Escolha a peça adequada ao tamanho da ave, já que peças pequenas podem ser facilmente engolidas. Os materiais básicos são madeira, cordões e miçangas, que devem ter sido pintados com corante atóxico e não soltar tinta no contato com água. Nos modelos adornados com espelhos ou arames, verifique se há pontas que possam ferir a ave. E não compre peças feitas com fio de náilon, lã ou linha, pois são materiais que podem enroscar no corpo do pássaro.
“É importante ter uma variedade de brinquedos e fazer um rodízio entre eles, porque cada um vai estimular uma determinada característica da ave”, ensina a criadora.
E também é possível improvisar. “Dá para soltar a imaginação e criar brinquedos caseiros para calopsitas ou outros psitacídeos com tampas de garrafa pet, casca de coco seco, palitos de picolé, rolinhos de papel higiênico e cordas de algodão”, dá a dica Silvania.
Dicas para não errar na escolha:
- Prefira brinquedos feitos de madeira ou materiais naturais, eles oferecem distrações a mais, como a possibilidade de serem descascados e ajuda no desgaste do bico.
- Verifique sempre se todos os materiais utilizados, incluindo a tinta, se são atóxicos. Evite espelhos que não tenham proteção envolta do vidro, cordas de nylon, borracha e, no caso dos brinquedos de galhos naturais, se são devidamente tratados antes da fabricação.
- Escolha brinquedos do tamanho adequado ao seu pássaro, pois podem ser perigosos. Por exemplo, brinquedos muito pequenos podem ter peças que podem ser engolidas facilmente pelos papagaios.
- Leve em conta o tamanho da gaiola. Mesmo com brinquedos dentro dela, o pássaro ainda deve ter espaço para se locomover.
Agradecimento: Atelier dos Pássaros
Tel.: (21) 98131-5025. Site: atelierdospassaros.com.br
Instagram: @atelierdospassaros
***
QUE TAL FAZER UM CURSO ONLINE HOJE?
Se você é apaixonado por aves, aprenda a maneira correta de manejo. Aquira já o “Guia Definitivo de Criação de Calopsitas” e consiga criar sua Calopsita de maneira surpreendente, tornando-se um especialista na criação e reprodução dessa ave. CLIQUE AQUI
Aquire já o “Curso de voo livre da AVOA”. Curso online de voo livre com psitacídeos. O objetivo é obter conhecimento sobre treinamento de comportamento de forma profunda, focando no passo a passo do treinamento para voo livre com psitaciformes. CLIQUE AQUI