Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Alterações na urina do gato: o que indicam?

A urina de um felino saudável é amarelo-claro, límpida, com um discreto odor. Fotos: Canva.com

A alteração da urina do gato permite obter informações precisas sobre sua saúde. Através dessa atenta observação, podemos suspeitar que o bichano possa ter algum problema. Alguns podem ser graves e colocar a vida do pet em perigo. Portanto, se o tutor perceber que o gato tem problemas de micção, o melhor a fazer é consultar o veterinário o mais rápido possível.

A urina é uma secreção líquida e amarelada que se acumula na bexiga e é expelida pela uretra como resultado da filtração, pelos rins, de resíduos e excesso de água no sangue. Como muitas substâncias secretadas no sangue são eliminadas pelo xixi, é possível detectar problemas pelo mesmo. Assim, o exame de urina faz parte do check up de rotina, que geralmente é realizado nos animais de estimação pelo menos uma vez ao ano.

A urina de um felino saudável é amarelo-claro, límpida, com um discreto odor de valeriana (uma planta).

O QUE VOCÊ DEVE OBSERVAR:

Alterações urinárias

Em caso de afecção urinária, a urina pode parecer tingida de sangue. Pode acontecer também de o gato ir até a caixa de areia, tentar várias vezes, mas não conseguir fazer xixi. Fala-se em anúria quando a micção é impossível, uma consequência provável de cálculos.

O aumento da quantidade de urina eliminada pode indicar também alguma doença, como insuficiência renal ou hepática, diabetes millitus ou presença de alguma infecção, como cistite.

Se a urina estiver muito clara, pode ser devido a doença renal. Em todos esses casos, é urgente informar ao médico veterinário.

Cheiro

Fique atento, por exemplo, se for muito forte, pois pode ser devido a uma infecção. Embora também seja típico de machos não castrados, pois o odor forte e ácido os ajuda a marcar seu território. Portanto, se o bichano não apresentar outros sintomas, é provável que nada lhe aconteça.

Ele se lambe com frequência

Se você perceber que seu gato está desconfortável e lambe com frequência a área genital, isso pode indicar que ele está com coceira, ardor ou dor.

Ingestão de água

Isso também pode nos alertar de que algo está errado. Gatos geralmente não bebem muita água. Se, de repente, ele consumir mais água do que o normal, você deve informar ao veterinário, pois pode ser sintoma de alguma patologia e submetê-lo a um check-up. Principalmente se ele for mais velho.

Pode acontecer de o gato ir até a caixa de areia, tentar várias vezes, mas não conseguir fazer xixi

DOENÇAS COMUNS

Há diversas patologias que podem afetar a forma como o gato faz xixi ou a aparência da urina. As doenças mais comuns são:

Infecção bacteriana. Se o gato está bem de saúde, é raro que ele tenha uma infecção. No entanto, se sofre de outras patologias como a diabetes, que podem afetar o seu sistema imunitário, pode ter esta doença.

Cistite idiopática. É um problema comum que causa inflamação dolorosa na bexiga. Pode se manifestar com problemas na micção, dor e até sangue na urina. É um problema sério que pode comprometer a vida do pet.

Cálculos. A espécie felina pode sofrer de vários tipos de cálculos (pedras) na bexiga. Os mais comuns são a estruvita e o oxalato de cálcio. Estes podem bloquear a uretra e impedi-los de fazer xixi normalmente, além de causar dor e ameaçar a vida.

Sobrepeso ou obesidade. O excesso de peso pode levar a problemas urinários, além de outras doenças. Por isso, é importante que o tutor controle a dieta do bichano, evite dar guloseimas e, na medida do possível, incentive-o a se exercitar com brinquedos ou brincando com ele (uma simples bolinha de papel amarrada em um barbante já é diversão e gasto de energia!).

Estresse. Os gatos são muito suscetíveis ao estresse e isso pode afetar a maneira como eles urinam Por exemplo, se houve alguma mudança em casa, por exemplo, uma mudança mesmo de lar, um novo pet ou mesmo se nos esquecemos de limpar a caixa de areia, eles podem fazer xixi fora da caixa. De qualquer forma, a primeira coisa a descartar é que ele sofre de um problema orgânico. Por isso, informe ao veterinário.

Insuficiência renal. Se os rins do gato sofrem de um problema, devido à idade ou outra patologia, isso pode se manifestar com problemas na micção. Dependendo do grau da doença, o animal pode ter mais sede e urinar mais ou não urinar. Também pode estar alerta, com inapetência e desorientado.

CUIDADOS A SEREM TOMADOS

Se seu gato apresenta dificuldades para urinar, é urgente levá-lo a um veterinário. Primeiro, será necessário um exame físico. Depois disso, é provável que seja solicitado um exame de sangue e urina. Talvez seja preciso colocar uma sonda e analisar a urina antes de proceder a um tratamento médico ou cirúrgico.