Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Aprenda a cortar as unhas dos cães e gatos

Tenha maior cuidado com as unhas escuras, pois não aparece o sabugo. Foto: Canvas

Entre os cuidados de higiene necessários com os cães e gatos está o corte das unhas. Assim como ocorre com os humanos, as unhas dos bichinhos crescem continuamente e devem ser aparadas com regularidade. Muitas vezes, essa tarefa pode ser bem complicada se o pet for dos mais agitados.

Os cuidados com as unhas dos pets não são uma mera questão estética, mas de saúde. Para a tarefa ser mais fácil, é importante acostumar o animal desde filhote a esse cuidado. “Procure sempre recompensar o bichinho de forma positiva, como dar um petisco que ele goste, brincar com ele, fazer uma sessão de carinhos, para que ele associe o momento do corte de unhas a algo agradável”, orienta a esteticista animal Tânia Ribeiro Cotta.

Desgaste é maior em raças mais ativas

Geralmente, as unhas dos cães de raças médias e grandes, mais ativas, que vivem em quintal, desgastam-se com exercícios, no atrito com o solo mais rústico, como o de cimento. E o corte não precisa ser tão frequente. Mas, no caso de animais que vivem em apartamento ou em piso liso que não favorece o desgaste das unhas, é preciso cortá-las com maior frequência. É o caso também dos gatos de apartamento, que, apesar do hábito de arranharem móveis e outras superfícies, não é o suficiente para desgastá-las por completo.

Se o tutor não tiver esse cuidado e deixar que as unhas fiquem muito grandes, elas podem até entrar na pele do animal, no coxim, que é a almofadinha da pata, causando muita dor. As unhas demasiadamente grandes também podem interferir no andar do animal, causando desconforto e desequilíbrio. Outro risco é o de elas serem arrancadas por acidente, ao se prenderem em algum lugar, o que também vai resultar em muita dor ao animal.

Essa atenção com as unhas deve ser ainda maior com os bichos idosos, que se exercitam menos.

Atenção à linha do corte: na região há vasos sanguíneos

De preferência, o corte de unhas deve ser feito por um profissional de pet shop ou pelo veterinário. Se você não tem essa habilidade, portanto, peça ajuda. “Tem que ter muito cuidado, conhecimento. O corte errado pode causar sofrimento para o animal, porque na região das unhas há vasos sanguíneos e nervos, que podem sangrar, então, o melhor é recorrer a um profissional”.

Com unhas brancas é simples: corte antes da parte rosada visível, que é o sabugo no interior da unha. Unhas pretas são mais difíceis, pois o sabugo não está visível. Corte as pontinhas bem delicadamente. Se por falta de atenção ocorrer um sangramento, estanque-o com pó hemostático, que ajuda na cicatrização. Mas reforçando: se você não tiver habilidade, recorra a um profissional.

As unhas dos gatos podem ser cortadas a cada 15 dias

DICAS:

APÓS O BANHO. Uma dica é realizar o corte após o banho, quando as unhas estão mais moles. Utilize um cortador especial, à venda nas pet shops, de preferência no formato guilhotina. Não devem ser utilizados alicate, cortador ou tesoura de uso humano.

AMBIENTE. Escolha um ambiente tranquilo, para o animal não se estressar. Se ele for muito agitado, peça ajuda de alguém para segurá-lo, principalmente no caso dos felinos. Procure não demorar na tarefa, para o bicho não ficar agoniado.

AGRADO. Segure a pata do cãozinho com firmeza. Para cada unha cortada, faça um agrado no animal, dê um petisco, faça um carinho e continue. Com os gatos, é preciso apertar levemente a patinha para a unha ficar visível.

FREQUÊNCIA. As unhas dos gatos podem ser cortadas a cada 15 dias ou uma vez por mês. Já os cães, a periodicidade vai depender do modo de vida do animal, se ele se exercita bastante e há desgaste natural ou não. Em alguns, pode ser necessário a cada três semanas, e em outros, por mais tempo.