Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Areia sanitária para gatos: como escolher

Os gatos não se sentem à vontade de fazer suas necessidades em qualquer lugar. Fotos: Canvas

Um dos aspectos mais importantes nos cuidados com os gatos é o uso da caixa higiênica. Existem vários modelos e tamanhos, assim como substratos próprios para os felinos enterrarem seus excrementos. O ideal é oferecer sempre uma bandeja a mais que o número de bichanos da casa e é fundamental que estejam sempre limpas.

Os gatos também não se sentem à vontade de fazer suas necessidades em qualquer lugar, por isso nunca deixe a caixa sanitária próxima às áreas de descanso e de alimentação.

Como escolher a areia ideal?

Atualmente, nas pet shops, há uma grande variedade de areias sanitárias para gatos: perfumadas, não perfumadas, granuladas, areia sílica fina ou em pedrinhas e biodegradáveis, entre outras. Antes de tudo, porém, tenha em mente que cada gato pode ter suas próprias necessidades e preferências. Mas, aqui vão algumas dicas que podem te ajudar nesta escolha.

Partículas menores: os gatos tendem a preferir partículas finas em vez de grânulos e areias cristalinas. Isso faz sentido porque originalmente eram animais que viviam no deserto e enterravam seus restos na areia.

Livre de odores: os bichanos costumam preferir as areias sanitárias sem cheiro do que as perfumadas.
O nariz e o olfato dos felinos são muito mais sensíveis do que os dos humanos e podem até ser mais sensíveis do que algumas raças de cães. Portanto, evite substratos muito perfumados ou com fortes odores florais. Em vez disso, opte por areia sem cheiro e que levante pouco pó.

Os bichanos tendem a preferir areia mais fina. Opte por um material sem cheiro e que levante pouco pó

TIPOS DE AREIA

Granulada à base de argila: é a mais popular, feita à base de bentonita e forma torrões em contato com a urina, o que facilita a limpeza. É ideal para locais com boa ventilação ou gatos que vivem ao ar livre. No mercado são encontradas em várias versões: com ou sem perfume, fina ou grossa.

Sílica: apresenta maior durabilidade para troca é encontrada em versões de bolinha (grãos mais finos, arredondados e mais macios) ou micro cristais. Ambas retêm bastante o cheiro e a umidade e são ideais para locais de pouca ventilação e gatos de apartamento.

Madeira/serragem: são do tipo pinus e biodegradáveis. Tem boa absorção e retenção de odor, mas é preciso peneirá-la para remover a parte gasta diariamente.

Pedrinhas: são à base de mineral natural e tem grande durabilidade e retenção da umidade. No entanto, não seguram bem o odor.

QUAL É A MELHOR AREIA?

O melhor tipo de areia para gatos é descartável, biodegradável, sem perfume e sem poeira. Esse material deve ser trocado com frequência para evitar odores e proliferação de bactérias. O material usado deve ser absorvente o suficiente para evitar que a urina chegue ao fundo da caixa, onde as bactérias causadoras de doenças podem prosperar. A areia deve ser fácil de limpar e de ser peneirada, não causar alergias e segura para os gatos.

Algumas desvantagens de comprar o tipo errado de areia para gatos

-Os gatos podem não usar a caixa de areia, causando odores desagradáveis ​​e bagunça na casa.
-Eles podem desenvolver problemas de saúde, pois são sensíveis a diferentes tipos de materiais e produtos químicos em seu ambiente.
-Alguns substratos podem conter substâncias nocivas que podem reagir no contato com as patas do seu gato e causar irritação ou alergias.

Quem fará a escolha definitiva é o seu gato

Agora que você conhece alguns tipos de areia sanitária, saiba que quem fará a escolha definitiva é o seu gato. Teste alguns tipos e observe o comportamento do seu bichano, pois será ele quem mostrará suas preferências. E se ainda tiver dúvida sobre qual marca optar, não deixe de consultar o veterinário.

Por MB.

  • Texto sob supervisão do veterinário Ernani de Castilho.