Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Banho no cão: saiba acalmar e relaxar o pet

Coloque um tapetinho antiderrapante no chão do box para evitar que o pet escorregue. Fotos: Canvas

“Tá na hora do banho, Rex! Êpa, cadê meu cachorro?” Quem é tutor de um cãozinho sabe bem o quanto o momento de fazer o pet encarar a água pode ser bem complicado. Enquanto uns curtem serem banhados, outros odeiam. Mas, não tem jeito: essa tarefa deve fazer parte da rotina de cuidados com o pet.

O cão deve ser submetido ao banho todas as vezes em que esteja tão sujo que não possa ser limpo de outro modo. Com exceção das cadelas em estado final de gravidez ou dos filhotes com menos de 12 semanas de idade.

Felizmente, há dicas para tornar essa higienização periódica mais fácil e mais agradável para o seu animal de estimação. Por isso listamos a seguir os conselhos que você deve seguir na hora de dar banho em seu peludo, deixá-lo mais relaxado e ambos se divertirem.

Momento ideal

Você conhece seu amigo de quatro patas melhor do que ninguém, então sabe muito bem quando ele está calmo. Geralmente é melhor dar banho logo pela manhã, principalmente se o cão tiver uma pelagem grossa, para que ela seque completamente ao longo do dia.

Antes de dar banho no pet, separe as toalhas e tudo o que for necessário para a tarefa (xampu, cortador de unhas e etc.),

Escovação antes do banho

É muito melhor escovar a pelagem do cão antes do banho para retirar os pelos soltos e a sujeira acumulada. Isso é muito importante porque nós e emaranhados são mais difíceis de remover quando a pelagem está molhada.

Temperatura da água

Mesmo que faça muito calor, não é uma boa ideia dar banho no cachorro com água fria, pois ele pode sofrer um choque térmico se seu corpo estiver muito quente devido à mudança brusca de temperatura. A água deve estar morna.

Geralmente, a parte mais desagradável do banho para os animais de estimação é receber um jato forte de água. Com isso em mente, evite dar banho no cachorro no chuveiro, com a água caindo forte sobre sua cabeça. Neste caso, prefira o chuveirinho para molhar seu corpo suavemente e coloque antes um tapetinho antiderrapante no chão do box. Isso evitará que o pet escorregue. Se o banho for no quintal, você pode usar a mangueira, um pequeno balde ou outro recipiente para lavá-lo. Se optar por colocá-lo dentro de um tanque para lhe dar banho, coloque o tapetinho antiderrapante. Ah, não esqueça de colocar chumaços de algodão nas orelhas do bichinho.

Durante o banho, fale com o cãozinho com um tom de voz calmo e suave, além de acariciá-lo

Tranquilize seu pet

A hora do banho é um bom momento para melhorar a relação com o nosso cachorro. Portanto, é recomendável falar com ele com um tom de voz calmo e suave, além de acariciá-lo.

Outra boa ideia é dar um petisco antes e durante o banho (alguns grãos de ração ou um snack canino, por exemplo), para que aos poucos ele se anime e o medo da água desapareça.

Xampu

É sempre bom reforçar: os cães são extremamente sensíveis a odores e o aroma de xampus, sabonetes e perfumes pode ser muito desagradável para eles.

Nunca aplique xampu e outros produtos de uso humano, pois eles podem ter efeitos negativos na pele do animal, como irritar ou ressecar. Por isso, é necessário usar xampus naturais ou neutros exclusivo para cães para tornar a experiência mais agradável e saudável.

Como proceder

Deve-se começar o banho molhando do pescoço para as costas. Ensaboe o cão cuidadosamente, de modo que a espuma penetre no pelo. Em seguida enxague. Depois molhe sua cabeça, aplique o xampu suavemente e enxague. Deve-se ter um cuidado especial para não cair água nos olhos, orelhas e boca do animal. Por isso, reforçando: não deixe de colocar os chumaços de algodão nas orelhas.

Após o banho, deixe-o sacudir o excesso de água e, em seguida, use as toalhas para absorver a água restante do corpo e do pelo. Ou utilize um secador, embora muitos cães tenham medo do barulho. Além disso, ao usar o secador, você deve ter cuidado com a potência (deve ser baixa).

Após o banho, deixe-o sacudir o excesso de água e, em seguida, use toalhas para absorver a água restante

Prêmio

O treinamento positivo é a melhor técnica para educar um cão. Não se trata de puni-lo quando ele faz algo errado, mas de recompensá-lo quando ele faz algo certo. Após o banho, diga-lhe algumas palavras gentis (Ex: “bom garoto”, “muito bem”) e lhe dê um petisco como recompensa.

Estas são as principais dicas que você deve saber para dar banho em seu cachorro. É muito importante que você tenha paciência, porque pode demorar um pouco para ele se acostumar.

Por MB.