Os beija-flores (Trochilus) são pássaros notáveis, fascinantes e com características únicas. Também conhecido como colibri, cuitelo, chupa-flor, pica-flor, chupa-mel, binga, guanambi, guinumbi, guainumbi, guanumbi e mainoĩ, é uma ave da família Trochilidae, composta por 108 gêneros e 322 espécies conhecidas.
De pequeno tamanho, o beija-flor mede entre 6 cm e 10 cm e pesa entre 2 a 6 gramas, o que faz dele uma das menores espécies do reino animal. Uma de suas características mais encantadoras é o bater de asas enquanto permanece pairando no ar, em pleno voo, para se alimentar do néctar das flores (rico em açúcares) com seu bico alongado. Esses pássaros chegam a bater as suas asas até 200 vezes por segundo – e seus corações pulsam, em média, 1,2 mil vezes em um único minuto (já em repouso, o coração bate 480 vezes por minuto).
Tamanha demanda de energia faz com que esse pássaro tenha que se alimentar frequentemente, principalmente do néctar das flores, além de pequenos insetos – que lhes fornecem proteínas.
Beija-flores no jardim de casa: como atraí-los
E que tal atrair beija-flores para o jardim de sua casa? Isso é possível, principalmente em relação às fontes de alimento, mas desde que de forma adequada. Muitas pessoas têm o hábito de fornecer alimentos para beija-flores em bebedouros específicos, com soluções açucaradas, Mas, aí está um erro muito comum – e que pode ser fatal para esses pássaros: fornecer água com açúcar em excesso para eles.
“Há muitos questionamentos quanto ao que oferecer ao beija-flor. Água filtrada, não sendo muito adoçada e trocada diariamente, não agride o animal, pois o mesmo demanda muita energia, e a glicose proporciona muito isso. Há relatos que o açúcar cristal é mais apreciado. Mas hoje, no mercado, existem inúmeras maneiras de encontrar alimentos mais elaborados similares ao néctar. É preciso fazer a diluição correta. E é importante ressaltar que os bebedouros precisam ser bem higienizados e trocados diariamente ou no máximo a cada dois dias no caso do néctar, pois as soluções facilitam a proliferação bacteriana e outros agentes oportunistas que podem adoecer ou até mesmo matar a ave”, destaca o veterinário André Mello, responsável pela seção “Fale com o Vet“, do portal Meus Bichos, e proprietário da Estética Canina Vet Center, em Turiaçu, zona norte do Rio.
De acordo com o veterinário, o ideal é atrair os beija-flores com suas flores preferidas e mais ricas em néctar. “Na verdade, o melhor mesmo é deixá-los procurar nas flores seu melhor cardápio”, orienta André.
Flores ricas em néctar
“Plantar espécies de plantas que floresçam é muito mais interessante para atrair beija-flores como visitantes frequentes no jardim ou na varanda de casa”, enfatiza o veterinário. Entre as flores mais apreciadas e mais atrativas para a espécie estão: Flor de maio, Escova-de-garrafa, Camarão, Caliandra, Chapéu-chinês, Brinco de princesa, Helicônia, Amélia, Lágrima de Cristo e Flamboyanzinho, entre várias outras. “A dica é sempre procurar as flores nativas da sua região”, finaliza o veterinário.
*
*
***
QUE TAL FAZER UM CURSO ONLINE HOJE?
Se você é apaixonado por aves, aprenda a maneira correta de manejo. Aquira já o “Guia Definitivo de Criação de Calopsitas” e consiga criar sua Calopsita de maneira surpreendente, tornando-se um especialista na criação e reprodução dessa ave. CLIQUE AQUI
Aquire já o “Curso de voo livre da AVOA”. Curso online de voo livre com psitacídeos. O objetivo é obter conhecimento sobre treinamento de comportamento de forma profunda, focando no passo a passo do treinamento para voo livre com psitaciformes. CLIQUE AQUI