Anuncie

(21) 98462-3212

Bichos e crianças: saiba escolher o pet ideal

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Com um animal de estimação, a criança aprende a ter responsabilidade, já que passa a cuidar de outro ser. Fotos: Pixabay

Quem tem criança em casa já deve ter ouvido algum pedido do tipo: ‘eu quero um bichinho de estimação’. Resistir aos apelos dos pequenos é uma tarefa difícil, mas antes de qualquer decisão é preciso saber escolher o mascote ideal, levando em consideração alguns fatores, como a idade das crianças e as responsabilidades que um animal requer.

Segundo especialistas, a idade ideal para uma criança ganhar um animal de estimação é a partir dos cinco anos. “Para as crianças muito pequenas os bichos são como brinquedos. Elas não têm noção de que podem se machucar com algumas brincadeiras violentas, como jogar o bicho para o alto ou puxá-lo pelas orelhas, por exemplo”, comenta o veterinário Ernani de Castilho.

Se a preferência for um cão, é preciso conhecer as características da raça, o tamanho que terá quando adulto e se há espaço disponível para sua criação.Existem raças mais agitadas e brincalhonas e outras mais quietas e dóceis. E por mais manso que seja o cão, é importante não deixar crianças muito pequenas sozinhas com o animal, a fim de evitar acidentes. “Se o cachorro se sentir incomodado, pode vir a morder”, explica o veterinário.

Raças mais indicadas

As raças mais indicadas para as crianças são: labrador, boxer, golden retriever, dálmata, poodle, terrier brasileiro, pastor alemão, beagle e collie, além dos sempre bons companheiros vira-latas..

No caso dos gatos, o mais importante é praticar o respeito. “Os gatos são animais muito afetuosos, porém, mais reservados e não gostam de ser muito agarrados”, diz a veterinária Ana Beatriz Nogueira. Algumas raças são mais dóceis e gostam de colo, como o persa. exótico, himalaio e siamês.

E seja qual for a escolha, são muitos os benefícios que um bichinho pode fazer a uma criança. “Ter um bicho pode ajudar a criança a desenvolver o senso de responsabilidade e até ajudá-la a vencer a timidez”, comenta o psicólogo Maurílio Andrade Vieira Neto.

Bichos são bons companheiros para as crianças. No caso dos gatos, o mais importante é praticar o respeito com o felino.

O MASCOTE IDEAL

CÃES. Vivem entre 12 e 15 anos, em média. Existem raças mais dóceis e outras mais brincalhonas. É preciso vacinar, vermifugar e manter cuidados constantes com a higiene e a alimentação.

GATOS. Vivem 15 anos, em média, são limpos, independentes, brincalhões e calmos. Também necessitam ser imunizados, vermifugados, além de cuidados com a higiene e a alimentação.

ROEDORES. O ciclo de vida dos roedores é curto. Os mais populares são o hamster e o porquinho-da-Índia. São fofos e dóceis, mas frágeis e e se estressam muito rápido, portanto, não são indicados para crianças muito pequenas.

COELHOS. A aparência fofa é o maior atrativo. Os coelhos anões são os mais apropriados para as crianças. Gostam de contato físico, são dóceis, mas exigem cuidados constantes de higiene.

As aves mais dóceis para os pequenos são as da família dos psitacídeos, como as calopsitas

AVES. Chamam a atenção pelas cores e acalmam. As mais dóceis são as da família dos psitacídeos (aves de bico curvo), como as calopsitas, e os agapórnis, que podem ser criadas fora da gaiola, se alimentados na mão desde filhotes.

PEIXES. Assim como as aves, os peixes chamam a atenção pelas formas e cores e transmitem calma. Mas criá-los exige dedicação e a manutenção do aquário é um pouco trabalhosa.

JABUTIS. São fáceis de criar, têm uma aparência primitiva, são muito resistentes e vivem 80 anos, em média. Já as tartarugas aquáticas dão mais trabalho e exigem maiores cuidados de higiene.

*

*

***

QUE TAL FAZER UM CURSO ONLINE HOJE?

Aprenda todos os passos para para um adestramento simples e descomplicado. Adquire o e-book “Adestramento Fácil Para Cães”. CLIQUE AQUI

E-book “Como Adestrar Um Filhote”, Nesse e-book, Luís Zuzzolo fala sobre os principais cuidados que devemos ter na hora de educar os filhotes de cães. CLIQUE AQUI

Faça e venda: “Petiscos Saudáveis Para Cães”. Neste e-book, você vai encontrar 42 receitas de petiscos caninos totalmente saudáveis. CLIQUE AQUI

Se você é apaixonado por aves, aprenda a maneira correta de manejo. Aquira já o “Guia Definitivo de Criação de Calopsitas” e consiga criar sua Calopsita de maneira surpreendente, tornando-se um especialista na criação e reprodução dessa ave. CLIQUE AQUI

Adquire já o “Curso de voo livre da AVOA”. Curso online de voo livre com psitacídeos. O objetivo é obter conhecimento sobre treinamento de comportamento de forma profunda, focando no passo a passo do treinamento para voo livre com psitaciformes. CLIQUE AQUI