As calopsitas são muito ativas, precisam gastar energia e se distrair. Na natureza, essas aves da família dos psitacídeos (a mesma dos papagaios, araras e agapórnis, entre outras) estão constantemente em busca de comida, fazendo novas descobertas, interagindo com seu bando e mantendo-se ativas para prosperar. Se criadas como pet, o enriquecimento ambiental se faz necessário para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar do pássaro em geral.
E como fazer isso? Proporcione um ambiente para sua ave de estimação enriquecido com brinquedos. “Tem gente que nunca sequer colocou nada para sua ave interagir, achando que será um gasto em vão, que ela vai destruir o brinquedo. Mas eles são essenciais, pois são grandes aliados da saúde desses pets, promovem o desgaste do bico e distraem. Um pássaro que vive interagindo com brinquedos apresenta melhores desempenhos em suas atividades, habilidades e até mesmo reduz os gritos”, comenta a a criadora, empresária e Tik Toker Silvania dos Santos, do Atelier dos Pássaros.
A criadora ressalta que é possível notar que, na maior parte do tempo em que passam no viveiro ou gaiola, as calopsitas ficam arrumando as penas, o que pode ser saudável ou até mesmo preocupante. “É que em alguns casos, isso pode se tornar um problema quando elas começam a arrancá-las por estresse”, explica. “É aí que entram os brinquedos, com a função de deixar o pássaro mais ativo, totalmente ocupado com atividades sadias e que também estimulam suas habilidades e inteligências”, complementa Silvania.
Mas, é importante destacar: a escolha desses acessórios não deve ser apenas pela aparência. Tem que pensar na segurança da ave e, para isso, deve-se evitar alguns tipos de brinquedos e materiais.
-Certifique-se que a tinta é atóxica ou então prefira os brinquedos naturais, para evitar algum tipo de intoxicação na ave.
-Evite brinquedos de ponta, borracha, canudo de suco e tintas de procedência desconhecida.
-Evite peças muito pequenas, espelhos sem proteção em volta, ou qualquer coisa que seja utilizado material que desfia (tipo linha de crochê, que pode facilmente enrolar na unha da ave). Esses tipos de materiais podem soltar pedaços, engasgar e até causar algum tipo de acidente.
RENOVE OS BRINQUEDOS
As calopsitas são muito inteligentes e podem se entediar com a mesma comida, ambiente e brinquedos. Portanto, a variação nesses estímulos é fundamental. Tente sempre adicionar interesse, curiosidade e diversão para sua ave, oferecendo brinquedos novos, novas texturas e desafios.
“A cada duas semanas, retire os brinquedos que já estavam na gaiola e coloque outros no lugar, fazendo com que ele se interesse cada vez mais. Tenha sempre brinquedos de reserva para fazer essa troca e nunca encha a gaiola de brinquedos, pois isso pode aumentar as chances de acidentes”, ensina Silvania.
A ESCOLHA DOS BRINQUEDOS DE ACORDO COM SUAS FINALIDADES
Habilidades e inteligência. Bolas, cubos e outros brinquedos, destinados para desafios, que contenham orifícios que estimulam a busca pelo alimento que está escondido e recompensam a ave. Brinquedos com cadarços para a ave desatar nós ou com argolinhas e palitos para puxar despertam a curiosidade e o estímulo cognitivo.
Estímulo sensorial. A maioria dos brinquedos de madeira tem essa finalidade: roer e aliviar o estresse. Brinquedos bica pedra com pedra de cálcio, cordas e bolinhas ajudam o pássaro a se entreter roendo, além de desgastar seu bico e até diminuir o tédio.
Estímulo físico e mental. Balanços, poleiros de cordas, escadas, pontes e rampas estimulam naturalmente os exercícios de sua ave e o gasto de energia.
Estímulo social. O espelho é um grande auxiliar. Quando veem a própria imagem, as calopsitas adoram interagir e se comunicar. Mas cuidado se a sua ave vive sozinha! O uso excessivo pode ser prejudicial por ela entender que tem outra ali como uma companhia, no caso da ausência de outra ave. “Por isso, é importante observar o comportamento da ave. Se ela se tornar agressiva ou apegada com o espelho, retire da gaiola”, frisa Silvania.
MAIS DICAS DE BEM-ESTAR
Alimentação. As calopsitas, assim como todos os psitacídeos, precisam de uma dieta rica em nutrientes e variada. A ração extrusada é ideal para usar como base da alimentação. Pode ser fornecido também mistura de sementes, farinhada à base de ovo, frutas, verduras e legumes como complemento.
Instalações. A gaiola da ave não pode ser muito pequena. Para não errar, tente comprar a maior gaiola ou viveiro que seu orçamento permita, ou esta deve ser pelo menos em tamanho suficiente para a ave abrir toda a envergadura de ambas as asas sem tocar as laterais da gaiola pelo menos. O ideal é que tenha um espaço interno que permita a ave se exercitar e varandas externas com uma porta ampla para que a ave mansa possa sair e facilitar o manuseio
Agradecimento especial: Atelier dos Pássaros.
Quer escolher um brinquedo ideal para sua ave? Confira os modelos do Atelier dos Pássaros. Consulte no site: www.atelierdospassaros.com.br