Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Cão idoso: sinais de alerta e ajustes no lar

Há muitas coisas que o tutor pode fazer para ajudar o pet a envelhecer confortavelmente. Fotos: Canva

Se seu cachorro tem mais de sete anos, então ele já é considerado um cão sênior. Em média, nossos amigos de quatro patas envelhecem sete vezes mais rápido que os humanos. Isso significa que, quando seu companheiro canino atinge nove anos, seus órgãos, articulações e metabolismo podem ser comparados ao de um humano de 63 anos.

Felizmente, há muitas coisas que você pode fazer para ajudar seu animal de estimação envelhecer confortavelmente e esbanjando vitalidade.

Assim como nós, à medida que os animais de estimação envelhecem, eles podem desenvolver certas condições de saúde, tais como:

Cardiopatia

Insuficiência renal

Cânceres

Doença hepática

Diabetes

Doenças suprarrenais

Cataratas oculares

Problemas de mobilidade

Ganho de peso

Problemas dentais

Especialistas recomendam que cães mais velhos sejam examinados por um médico veterinário pelo menos duas vezes por ano. Isso pode ajudar o profissional a detectar possíveis problemas de saúde nos estágios iniciais. O cão envelhece sete vezes mais rápido que os humanos, o que é uma quantidade significativa de tempo para os problemas de saúde progredirem.

Você conhece melhor o seu animal de estimação. Se notou alguma mudança em seu comportamento ou saúde, mencione isso ao veterinário, mesmo que pareça insignificante.

Mantenha seu velho amigo ativo: caminhadas curtas devem fazer parte da rotina

SINAIS DE ALERTA

Sede excessiva ou urina em excesso

Aumento ou diminuição do apetite

Comportamento letárgico – relutância em se locomover

Relutância em pular em camas ou dentro do carro

Alterações na pele, como caroços ou inchaços

Aumento ou diminuição significativas do seu peso

Vômito

Dificuldade em acompanhar caminhadas, desaceleração

Rosnando quando tocado ou acariciado, comportamento mal-humorado

Recusa a exercícios ou tosse após caminhadas

Dificuldades respiratórias

Mudanças em seu comportamento, como latir sem razão aparente

Se você notar algum desses sinais, agende um check-up de saúde na clínica veterinária o mais rápido possível.

AJUSTES NO LAR

Além dos exames de saúde regulares, há muitas coisas que você pode fazer em casa para ajudar a garantir o conforto e o bem-estar do seu animal de estimação idoso.

Fazer pequenos ajustes no ambiente doméstico do seu pet pode ajudá-lo à medida que ele começa a mostrar sinais de envelhecimento. Coisas a considerar quando se vive com um animal de estimação sênior podem incluir:

Proporcionar fácil acesso a comida e água levantando a tigela (há modelos de vasilhas mais altas ou com suporte)

Manter o animal fresco no verão e bem aquecido no inverno

Caminha confortável para ele descansar e dormir

Monitorar periodicamente sua saúde visitando o veterinário assim que você notar qualquer mudança em seu comportamento

Caminhadas mais curtas – mais frequentemente

O ideal é utilizar vasilhas mais altas e com suporte para facilitar o acesso à comida e água

NUTRIÇÃO ADEQUADA

Assim como damos atenção especial às necessidades nutricionais de filhotes e gatinhos, os cães e gatos na terceira idade exigem uma alimentação sênior completa e equilibrada. O ideal é que seja de qualidade premium para atender às necessidades nutricionais à medida que envelhecem. Uma vez que nossos animais de estimação comemoram seu sétimo aniversário, recomenda-se que eles sejam transicionados para uma ração premium sênior.

Esses alimentos especiais atendem às suas necessidades nutricionais mutáveis, proporcionando maior longevidade e bem-estar. Muitas rações seniores têm ingredientes para beneficiar a saúde e mobilidade articular. Assim menor quantidade de sódio para não prejudicar a saúde renal e mais ômega 3 na formulação para garantir uma pele saudável. Converse com seu veterinário sobre como escolher a dieta certa para o seu animal de estimação idoso.

CUIDADOS COM OS DENTES

Uma das maneiras mais fáceis de cuidar dos dentes do seu cão idoso é fornecer uma dieta variada que promova a mastigação e a abrasão suave na dentição. Existem alimentos secos disponíveis que são especialmente formulados para higiene bucal. Claro, o melhor a fazer para garantir que os dentes do seu peludo estejam limpos são escovações diárias e check-ups regulares de saúde. Se você já teve uma dor de dente, então entende como um dente dolorido pode ser uma “sofrência” daquelas! Se o seu cão evita comer ração ou ele espalha o alimento para fora da vasilha, relutando em engolir os grãos, ele podem ter dor dentária. Converse com seu veterinário a respeito.

EXAMES DE SAÚDE FREQUENTES

Levar seu cachorro ao veterinário para check-ups regulares ajudará a detectar problemas mais cedo, resultando em um amigo canino mais feliz e saudável.

Algumas das áreas que serão monitoradas no exame do seu cão sênior:

Articulações e artrite

Olhos e ouvidos

Dentes e gengivas

Pele – será verificado se há nódulos ou inchaços

Urina e fezes

Saúde cardíaca e pressão arterial

Peso e condição corporal