Por que castrar o gato? Com que idade os felinos machos devem ser esterilizados? Quais cuidados são necessários? Optar por este procedimento cirúrgico é uma das decisões mais importantes a ser tomada pelo tutor de um gato, mas muitos têm dúvidas a respeito. Porém, trata-se de um procedimento rápido, simples e capaz de trazer diversos benefícios para o pet.
A partir de que idade pode castrar o gato macho?
Um gato pode ser castrado a partir do momento em que começa a marcar o território da casa com urina. O procedimento pode ser feito a partir dos seis meses de idade – após tomar todas as vacinas – ou até antes. Atualmente, em muitos casos, a castração pode ser feita na fase ainda filhote. Contudo é importante consultar o veterinário de confiança para ele avaliar a condição e o desenvolvimento do pet.
A vantagem de castrar o gato desde cedo é que evita que ele adquira o comportamento de marcar território com urina em casa, com o consequente esforço do tutor para mudar este hábito indesejável.
Uma vez castrado, a cirurgia é irreversível e os benefícios são usufruídos pelo resto da vida do felino. “Trata-se de uma cirurgia de rotina, que torna os gatos incapazes para a reprodução e interrompe a secreção de hormônios sexuais. Com isso, os gatos param de marcar seu território com urina e há também a redução do hábito de fugir. Além disso, os felinos castrados tornam-se mais dóceis, afetuosos e calmos”, detalha o veterinário Ernani de Castilho.
Em que consiste a cirurgia e quanto custa?
Antes de o animal ser operado, o veterinário recomendará deixá-lo rigorosamente em jejum nas 12 horas que antecedem a cirurgia. A castração do gato macho é um procedimento simples e rápido, que visa evitar a procriação indesejada, bem como o desconforto derivado da ação dos hormônios que são fabricados em seus testículos.
A esterilização ou castração do felino consiste na retirada dos testículos. É realizada sob anestesia geral, através de uma pequena incisão no escroto por onde são retirados os testículos. O corte é tão pequeno que geralmente não requer sutura. A operação é muito rápida, dura alguns minutos. Quando o gato se recupera da anestesia, recebe alta e vai para casa.
A vasectomia (corte do tubo através do qual o esperma flui dos testículos) não é indicada, porque não corrigiria o problema de marcar o território com urina.
Quanto ao preço da operação depende da cidade e da clínica veterinária, mas varia entre R$ 150 e R$ 400. O serviço é oferecido gratuitamente pelas prefeituras das cidades. Consulte o site da prefeitura de sua região.
Quais as vantagens?
Questões relacionadas ao comportamento e à saúde são algumas das vantagens derivadas da castração felina. Aqui estão algumas das várias vantagens:
-Evita incômodos como os miados insistentes ao perceber uma fêmea próxima no cio.
-Evita-se as fugas em busca de aventuras sexuais, que podem ser a causa de brigas com outros animais, acidentes como atropelamentos ou contágio de doenças de outros gatos, além de parasitas como pulgas e carrapatos.
-Impede também a marcação de território com urina, com esguichos pelos cantos da casa. Gato é um mamífero de caça territorial e considera o lar onde vive o seu território, algo que deixará claro através da marcação de urina. Com esse comportamento, o felino pretende delimitar seu território com poderosos feromônios olfativos contra possíveis invasores.
-As vantagens para a saúde do gato graças à castração focam na prevenção de tumores testiculares.
-Além disso, reduz o abandono de gatos e outros animais que vivem na rua.
O gato sofre quando é castrado?
O gato macho castrado não requer um pós-operatório complicado: ele volta para casa no mesmo dia e se recupera da cirurgia em uma semana.
A castração do felino é realizada com uma cirurgia que é realizada sob anestesia (exija a presença de um profissional anestesista!) e que dura em torno de 20 minutos. O gato não sente dor e, quando acorda, está sob efeito de analgésicos e antibióticos.
Uma vez que o felino sai da sala de cirurgia, não precisa ser internado na clínica veterinária. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de um colar elizabetano por alguns dias, o que impede o bichano de tocar ou lamber os pontos da ferida cirúrgica.
No caso do macho, será preciso limpar o corte por alguns dias (peça ao veterinário para lhe orientar como fazer): a cicatriz não deve ser coberta para evitar infecção.
Quais os cuidados no pós-operatório em casa?
Um gato castrado se recupera da cirurgia em uma semana ou menos. Geralmente o corte é tão pequeno e raso que os pontos não são necessários. No entanto, siga estas orientações:
-Deixe o animal descansar em um lugar calmo ao chegar em casa.
-Observe a ferida: as incisões para realizar a retirada dos testículos são pequenas.
-Aplique um antisséptico: em casa você só precisa aplicar um antisséptico recomendado pelo veterinário uma vez ao dia para prevenir infecções.
-A coleira elizabetana pode ser usada por vários dias para evitar que o gato lamba a cicatriz. Porém, depende de o veterinário achar necessário. Isso porque os gatos geralmente não tocam na ferida e, se o fizerem, não poderão causar muito dano.
O gato vai engordar?
O ganho de peso n]ao é uma fatalidade que acompanha sistematicamente a castração, mas é necessário que os animais castrados não sejam superalimentados por seus tutores.