Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Catnip: saiba por que os gatos ficam eufóricos com essa erva

Relaxadão, o gatinho sob efeito do catnip esfrega-se em tudo e costuma agir de forma eufórica.
Foto: Pixabay

Para a maioria dos gatos, o catnip (Nepeta caparia) – termo em inglês para a erva dos gatos – é simplesmente algo irresistível. E os felinos mostram isso de maneiras muito estranhas e também divertidas ao entrar em contato com a planta: rolam no chão, mastigam, lambem, esfregam-se em tudo, saem em disparada pela casa, ficam se contorcendo, apalpam objetos aleatórios e geralmente agem de forma eufórica.

Mas, que fique bem claro: o catnip não é nenhum tipo de droga alucinógena! Mas, sim, uma planta da família da menta e da hortelã, que contém o óleo nepetalactona. Essa substância é liberada quando folhas e caules são mordidos ou amassados. Por isso os bichanos esfregam o focinho e o corpo. Para eles, o cheiro é absolutamente atraente, como se fossem feromônios.

Segundo os cientistas, essa substância, ao ter contato com os receptores nasais dos felinos, estimula os neurônios sensoriais, desencadeando uma reação química no cérebro, provocando euforia, fazendo os bichanos ficarem alegres e brincalhões.

Apesar de muitos fazerem uma comparação de seus efeitos nos gatos com a maconha nos humanos – há quem diga que o gato fica ‘chapadão’ -, o catnip é bem diferente, não vicia, nem faz mal. Na verdade, sua função é medicinal, pois o catnip ajuda a liberar a tensão, a relaxar, a tirar os gatos apáticos do tédio e também a acalmar os felinos mais agressivos.

“O catnip tem um efeito psicoativo, estimula o hipotálamo deixando o animal mais enérgico, ativo, com uma certa euforia e sociável. Agora, isso também varia de acordo com o comportamento e a personalidade do felino. Há gatos que, por natureza, são mais ativos, enérgicos e outros menos hiperativos. Para aquele gato que é muito paradão, a erva catnip pode causar o efeito enérgico. E, nos felinos mais agitados, o efeito pode ser de calmaria”, comenta o veterinário André Mello, da Estética Canina Vet Center e responsável pela seção “Fale com o Vet“, do portal Meus Bichos.

Um brinquedo recheado com catnip é capaz de deixar o gato mais animado e ativo. Foto: Canvas

BENEFÍCIOS DO CATNIP

Anti-estresse
Para aqueles momentos em que seu gato está estressado, como por exemplo, após uma mudança de lar ou uma situação tensa que ele tenha passado. Um pouco de diversão com brinquedos recheados com esta erva pode fazer seu gato aliviar o estresse, se sentindo mais calmo e relaxado pelo resto do dia.

Estimulante
Se o seu felino faz o estilo preguiçoso e não gosta de se mexer muito, talvez um brinquedo arranhador com um pouco de catnip possa deixá-lo animado e ativo. Além disso, seu gato associa esse bom momento ao brinquedo, assim ele terá mais um motivo para usá-lo com mais frequência.

RECHEIO EM BRINQUEDOS

A erva dos gatos pode ser usada para rechear brinquedos e atrair os gatos para os arranhadores, em vez de eles afiarem as garras nos sofás. Sabe aquele gato paradão, que não recebe muito estímulo para brincadeiras e passa o mais tempo dormindo do que se exercitando? Pode ter certeza: dê um brinquedinho recheado de catnip e ele vai se animar na hora! Alguns gatos ficam absolutamente enlouquecidos – no bom sentido.

O efeito da erva nos bichanos dura apenas alguns minutos, no máximo 20. Mas, nem todos os gatos reagem ao catnip, o efeito ocorre em 80% deles. E isso inclui os grandes felinos, como tigres, leopardos e leões, segundo pesquisas científicas. A erva, inclusive, também atua como um eficaz repelente de mosquitos e moscas.

A erva dos gatos está à venda em pet shops, geralmente encontrada desidratada, em saquinhos. Há ainda versões em sprays, para borrifar em brinquedos e outros objetos, como arranhadores. Mas, a erva também é fácil de ser cultivada em casa, em um vasinho.

Apenas um pouquinho de catnip é suficiente para uma sessão de diversão. Foto: Canvas

DICAS DE USO

Sem exagero. O recomendável é oferecer catnip para o gato três vezes na semana, para que ele não se acostume com o cheiro e perca o interesse.

Efeitos adversos. É improvável que a erva-do-gato cause uma overdose, afinal, não se trata de uma droga alucinógina, como já foi explicado. Mas, catnip oferecida em excesso, pode causar náuseas e vômitos. Se isso ocorrer, os tutores devem remover a erva dos gatos do ambiente.

Quantidade. Apenas um pouquinho de catnip é o suficiente para uma sessão de muita diversão. O jeito mais fácil de oferecê-la a seu gato é recheando um brinquedo, como um ratinho de feltro, com catnip. Mas, nas lojas, muitos brinquedos já vêm recheados com a erva. Você também pode simplesmente espalhar um pouco da erva pelo chão, que ele logo irá se esfregar, se contorcer, brincar e rolar. E não se preocupe, mesmo se ingerida, a erva não faz mal algum.

Arranhador. Coloque um pouco de catnip nos arranhadores. Assim, o bichano será atraído para lá, em vez de querer afiar as garras no sofá.

Seca, fresca ou líquida. A erva catnip pode ser oferecida seca ou fresca. Há ainda a opção líquida, à venda em frascos, para ser borrifada nas superfícies.

Uso no jardim usado como ‘banheiro’. Outra ideia de uso para a erva dos gatos é plantá-la em seu jardim, como um impedimento para o seu gato ou os bichanos das redondezas que teimam em usar o local como ‘banheiro’.  Plante a erva em uma borda do canteiro, por exemplo. Isso pode distraí-los a não invadir o resto do seu jardim.

Consulte antes o veterinário. Os tutores que desejam em introduzir a erva dos gatos na rotina de seus animais devem, como sempre, consultar o veterinário.

*