Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Chinchila: fofura em forma de roedor

A chinchila tem hábitos noturnos e, quando acorda, é uma festa. Fotos: Canva

A chinchila (Chinchilla lanigera) é um mamífero roedor muito querido como pet. A espécie nativa da Cordilheira dos Andes e da América do Sul é dócil, bem limpinha, esbanja fofura e é cheia de energia! Seus hábitos são noturnos, mas quando ela acorda, só quer festa e não para quieta. Portanto, quem deseja ter uma chinchila como bicho de estimação, deve estar consciente que o bichinho precisa de muita dedicação do tutor.

Por ter o corpo coberto por uma pelagem espessa, esse animalzinho não suporta ambientes quentes – no máximo, até 20° C. Então, não insista em ter uma chinchila caso você more em uma região de altas temperaturas – a menos, é claro, que você proporcione um ambiente refrigerado para ela. Pense sempre no bem-estar do animal, que é mais importante do que o nosso desejo de ter um pet, não é mesmo?

Sociável, esse roedor adora companhia, portanto, para criar o ideal é ter uma dupla de chinchilas. Devido ao fato de ser muito ativa, também não é recomendável mantê-la confinada o dia todo na gaiola, pois pode ficar estressada. Promova o enriquecimento ambiental e, pelo menos uma vez por dia, retire-a da gaiola para que possa brincar livremente – sempre sob supervisão.

Sociável, esse roedor adora companhia, portanto, o ideal é ter uma dupla de chinchilas

FICHA TÉCNICA E CARACTERÍSTICAS:

Nome científico: Chinchilla lanigera.

Origem: América do Sul.

Ordem: Roedores.

Tamanho: 40 cm (14 cm de cauda, 26 cm de corpo).

Peso: 500 a 800 gramas.

Cores: Branca, bege, cinza e preta.

Temperamento: Dócil, brincalhona e de hábitos noturnos – descansa de dia e brinca à noite.

Alimentação: Alfafa seca em ramos ou cubos e rações específicas para chinchila.

Promova o enriquecimento ambiental para o pet

Onde criar: Em uma gaiola bem ampla, com tocas para se esconder e dormir, brinquedos (incluindo itens de madeira natural para que possa roer e desgastar os dentes), prateleiras para que possa escalar, roda de exercícios e etc. Coloque bebedouro, comedouros, faça a limpeza diariamente e a troca completa da forragem de fundo semanalmente.

Reprodução: Atinge a maturidade sexual aos 8 meses. As fêmeas dão cria duas vezes ao ano, nascendo em média dois filhotes, após uma gestação de 111 dias.

Tempo de vida: 13 a 15 anos.

Quanto custa um exemplar: R$ 500 a R$ 1.000, em média.