Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Como alimentar um papagaio?

Muitos problemas de saúde nas aves estão ligados a desequilíbrios nutricionais. Fotos: Canvas

A qualidade da alimentação vai fazer toda a diferença na saúde e na vitalidade do seu papagaio. Afinal, uma boa parte dos problemas de saúde que afetam as aves, e nos psitacídeos, em particular, família na qual os lôros fazem parte, estão direta ou indiretamente relacionados com desequilíbrios nutricionais.

A dieta ideal deve ser composta por seis itens: frutas, legumes e verduras, ração extrusada, mix de sementes e farinhada de ovos. Ofereça tudo em pequenos pedaços e pequenas porções diariamente.

Dê legumes e verduras como abóbora, abobrinha, cenoura, quiabo, chuchu, nabo, jiló, espinafre, couve, couve-flor, agrião e alcachofra. Para variar o cardápio, cada dia você oferece um legume e uma verdura diferente. Dê também espiga de milho em pedaços após ser fervida por cinco minutos, sementes de abóbora, que atuam como vermífugo natural, e também pimenta dedo de moça.

Já a ração extrusada é a mais completa e balanceada das opções industrializadas. Dê em pequena porção. Assim como o mix de sementes, que você encontra pronta no comércio. Geralmente inclui avelã, amendoim, grãos de aveia e soja, castanhas, castanhas do Pará, castanhas de caju, nozes. Todas essas sementes com casca. Dê preferência à light, que não inclui sementes de girassol. Lembrando que a semente de girassol deve ser evitada no cardápio diário, porque tem alto teor calórico, podendo afetar o fígado da ave.

A dieta ainda pode ser complementada com farinhada de ovos própria para papagaios, também à venda no comércio.

É essencial fornecer uma dieta diversificada, equilibrada e nutritiva para a ave

O que não deve fazer parte da dieta

Alguns alimentos não devem ser oferecidos aos papagaios, já que podem causar sérios problemas de saúde, como uma intoxicação alimentar. São eles:

Abacate, devido ao alto teor de gordura; sal, chocolate, açúcar, leite, carne, refrigerante, álcool, café, tubérculos crus como batata, alho, cebola, frituras e alimentos em conserva.

Em geral, deve-se evitar alimentá-los com alimentos salgados, açucarados, fritos ou aqueles que contenham teína, cafeína ou álcool.

Para finalizar, além de uma alimentação equilibrada, é fundamental manter a higiene correta do viveiro da ave. Lembre-se de retirar os potes com restos de frutas e legumes após 2-3 horas, para que não sejam contaminados. E deixe água fresca sempre à vontade.

Texto sob supervisão do biólogo Maurício Terra Júnior