Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Como cuidar de um gato idoso

Se o seu gato tem mais de 8 anos, será hora de adotar alguns cuidados especiais com ele. Fotos: Canva.com

O tempo, inevitavelmente, também passa para os gatos, ainda que eles tenham vida mais longeva que os cães. A expectativa média para os felinos é de pouco mais de 14 anos. Se o seu felino for bem tratado, ele poderá viver por mais de 17 anos.

Se o seu gato já tem mais de 8 anos, será hora de adotar alguns cuidados especiais com ele, para que o bichano tenha uma vida confortável e feliz na velhice. Felinos idosos precisam de atenção e compreensão. Além disso, é importante monitorar sua alimentação, saúde e atividade física.

Bichanos idosos mudam fisicamente e, geralmente, se tornam mais magros. Esse fato pode ser acompanhado por alterações no apetite, com um aumento ou redução na quantidade de alimento que eles requerem. Eles também podem sentir mais sede. Algumas dessas alterações são causadas por falhas nos rins ou no fígado, condições que, se não estiverem acompanhadas por outros sintomas, podem dificultar o tratamento feito pelo veterinário.

Com a idade, uma atenção especial deve ser dada à boca do felino. Limpe os dentes do gato uma ou duas vezes por semana, pois a predileção por alimentos macios pode promover a formação rápida de tártaro com danos secundários à gengiva. Os bichanos também tendem a perder sua vaidade. Assim, escove-o diariamente para remover os pelos mortos e procure por nós que estejam se formando. Alguns desses velhos peludos perdem o controle da bexiga. Se isso ocorrer com frequência, leve-o ao veterinário. A cistite pode ser uma das causas e a incontinência deve ser tratada.

A surdez ou a perda da visão podem surgir gradualmente e o tutor deve estar apto a compensar a perda desses sentidos. Se você tiver um gato cego, mantenha os potes de alimento e de água no mesmo local e evite também mudar os móveis de lugar.

Embora ainda não exista um elixir de longevidade disponível para os gatos, há alguns cuidados que você pode oferecer como mostramos a seguir.

Bichanos idosos mudam fisicamente e, geralmente, se tornam mais magros

ALIMENTAÇÃO

Manter o seu gato com uma dieta balanceada é muito importante. Geralmente, os felinos idosos tornam-se mais magros, perdem massa muscular. Já o excesso de peso pode promover o desenvolvimento de diabetes, por isso você deve monitorar a condição física do seu pet. O recomendável é consultar o veterinário sobre a melhor dieta para o seu gato idoso. As necessidades nutricionais do animal devem ser atendidas, principalmente em relação a antioxidantes e vitaminas.

Uma das principais mudanças na dieta à medida que os felinos envelhecem é que eles precisam comer menos e com mais frequência. Sirva ração para gatos sênior e se você der comida úmida, é melhor retirá-la da geladeira algumas horas antes.

HIDRATAÇÃO

Em relação à ingestão de água, devemos ter especial cuidado e atenção com esses velhos guerreiros. Para evitar o perigo de desidratação, é fundamental que você mantenha sempre à disposição do animal água fresca, limpa e filtrada.

AMBIENTE ACONCHEGANTE

Em idades avançadas, os gatos podem ficar desorientados e apresentar certas dificuldades para se movimentar pela casa. Algumas das suas limitações também os tornam mais vulneráveis ​​a certos perigos domésticos. Crie um ambiente confortável e seguro para o seu felino. Para evitar acidentes, procure fechar todas as frestas por onde o felino possa passar e cair. A caminha deve ser macia e quente e ficar longe de correntes de ar.

HIGIENE

Gatos são extremamente higiênicos, portanto, se em algum momento você notar que ele parou de se limpar, é mais provável que algo esteja lhe causando dor, como artrite. Escove-o com frequência. Isso o ajudará a engolir menos pelos e evitará a formação de bolas de pelo no intestino.

Garanta também uma boa rotina de higiene dental para evitar o acúmulo de placa bacteriana nos dentes.

Ah, você deve limpar sua bandeja sanitária diariamente. Certifique-se de que a caixa de areia seja confortável e sem bordas altas para que o gato possa entrar e sair sem problemas.

MANTENHA SEU GATO ATIVO

O fato de seu gato ser um idoso não significa que ele tenha que parar de se exercitar. O exercício fortalece os músculos, protege as articulações, aumenta o sistema circulatório, apoia o metabolismo e mantém o animal com boa saúde geral. Porém, a atividade física tem que ser adaptada à sua idade e condição de saúde. Estimule-o com brinquedos e arranhadores.

Os bichanos mais velhos precisam de mais atenção e carinho. Passe bons momentos brincando e acariciando seu pet para fortalecer seu vínculo emocional.

Seja sempre compreensivo com seu velho amigo

COMPREENDA SEU VELHO AMIGO

Gatos idosos tendem a ser preguiçosos e calmos – rabugentos também. Respeite os momentos em que seu amigo peludo quer descansar sem ser incomodado. Se ele não parar de miar à noite, procure acalmá-lo sussurrando seu nome várias vezes. Não brigue com o bichano, nem o castigue. Seja sempre compreensivo, paciente e amoroso.

Por MB.