Search

Anuncie

(21) 98462-3212

Como pegar o gato sem que ele te arranhe

Os gatos são criaturas maravilhosas, adoráveis e com personalidade ímpar. Eles amam seus tutores e interagir com seus humanos queridos, mas, nem sempre, querem ser pegos. Na maioria das vezes, isso acontece porque seguramos o felino de forma inadequada e, por ele se sentir inseguro ou incomodado, pode tentar fugir e acabar nos arranhando.

A seguir te mostramos como pegar um gato no colo da forma correta:

Tenha em mente que o mais importante é fazer o gato se sentir seguro. Fotos: Canva.com

Espere que o gato esteja tranquilo e confiante. Aproxime-se dele com calma e lhe faça um carinho. Então o pegue colocando uma mão sobre o peito do animal e a outra sob as patas traseiras.

A dica é sempre colocar uma das mãos sobre o peito do animal e a outra sob as patas traseiras

Desta maneira ele se sentirá confiante e bem apoiado em seu colo. Tenha em mente que o mais importante é fazer o gato se sentir seguro em seus braços. Se ele sentir medo ou insegurança, pode tentar fugir, se agarrar em seus braços e, sem querer, machucá-lo com as unhas.

As formas INCORRETAS de pegar um gato:

Nunca o pegue pelas patas dianteiras ou pela cauda. Isso pode causar ferimentos ao seu gato ou fazer com que ele se vire para mordê-lo ou arranhá-lo porque você está lhe causando dor.

Nunca segure um gato pela barriga. Essa é a região mais sensível do felino e a maioria deles não suporta que peguem ou toquem nesta área.

Não o pegue pelo pescoço ou pela nuca. É doloroso.

Como pegar um gato desconhecido e assustado

Como mostramos, para pegar corretamente um gato a dica é sempre colocar uma das mãos sobre o peito do animal e a outra sob as patas traseiras. Agora, se você não tem um relacionamento muito próximo com o bichano, é aconselhável que, antes, o aborde de forma gradual e adequada, reservando alguns minutos se necessário para ter certeza de que o gato confia em você.

Para isso, coloque a mão perto do nariz do felino e deixe-o sentir seu cheiro. Em seguida, você pode acariciar suavemente sua testa por alguns momentos e também seu queixo. Então você pode acariciar a parte superior das costas, da cabeça até a cauda, ​​​​e observar como ele reage. Se o gato permanecer no lugar com calma e permitir que você o acaricie ou até mesmo ronrone, é um bom sinal de que ele te aceita e você pode prosseguir para segurá-lo no colo.

Como acostumar o gato a ser pego?

Um gato que não foi suficientemente socializado quando filhote pode recusar-se a ser pego no colo. Mas, isso não significa que ele nunca aceitará esse contato quando adulto. É tudo uma questão de paciência e você verá os resultados ao longo do tempo. Portanto, procure acostumá-lo desde cedo a receber carícias e ser pego. Quando filhote, segure-o várias vezes ao dia, por alguns minutos e, se possível, por várias pessoas da casa. Sempre com cuidado, segurando-o delicadamente e colocando-o de volta ao chão com a mesma delicadeza.

Experimente pegar seu gato quando lhe der um petisco. Faça carinho e mais uma vez o recompense se ele permanecer calmo em seu colo.

Por fim, seja filhote ou adulto, nunca o force a ficar no seu colo. Se ele reclamar, começar a rosnar, coloque-o no chão imediatamente. Respeite sempre o tempo e o espaço do seu gato. Deixe-o vir até você como sempre.

Por MB.